Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Festas de São João: Queimaduras por fogos é uma das principais causas de acidentes

Logo Giro

Durante as festas, a atenção com os pequenos também deve ser redobrada.

Parte das festividades do São João ou Festas Juninas, como é conhecida popularmente, os fogos de artifício e fogueiras também estão associados aos casos de acidentes durante as comemorações. Apesar de embelezar a celebração, os artefatos podem ser perigosos se utilizados inadequadamente.

Vale ressaltar que é proibido pelo Governo do Estado, com base na Lei 17.389/21, a utilização de fogos perto de crianças, idosos e animais de estimação, que possuem maior sensibilidade ao barulho gerado durante a queima. A proposta autoriza, no entanto, a comercialização e manuseio dos fogos de vista, que produzem efeito visual sem ruídos.

Estatísticas

No estado, somente em 2022, foram registrados 44 atendimentos hospitalares por acidentes com fogos de artifícios e, em 2023, 63 casos, representando aumento de 43%.

Referência no atendimento a pessoas queimadas em todo o estado, o Hospital Geral de São Mateus, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), recebeu em 2022, 750 pacientes em atendimentos ambulatoriais por acidentes com calor e fogo, além de 43 internações. Já em 2023, os números foram ainda maiores, registrando 765 atendimentos e 84 internações.

Acidentes

Os acidentes causados pelos fogos de artifício e fogueiras nas festas juninas provocam desde lesões auditivas e visuais até queimaduras que atingem, muitas vezes, grandes extensões das superfícies corporais, causando danos e levando à necessidade de tratamento médico com hospitalização.

“Os fogos de artifício podem trazer ainda mais agravantes para além das queimaduras, como as mutilações dos membros ou até morte em alguns casos”, alerta o responsável técnico do Centro de Queimados do Hospital Geral de São Mateus, Ariosvaldo Diniz Florentino.

O especialista recomenda que somente pessoas com experiência façam manuseio dos artefatos. Além disso, é aconselhável manter distância para evitar acidentes, sobretudo na hora de acender fogueiras. “Bebidas típicas da festa junina, como o vinho quente e quentão, são inflamáveis por conta do álcool na composição e a proximidade com as fogueiras pode ocasionar acidentes”, explica o médico.

Em casos de acidente, é importante que a área lesada seja lavada imediatamente em água corrente, em temperatura ambiente, entre 15 a 20 minutos e, logo após, o paciente seja levado até uma unidade de pronto atendimento. Não é recomendado a aplicação de receitas caseiras para o tratamento da queimadura.

Cuidados com crianças e idosos

A atenção com os pequenos também deve ser redobrada durantes as festas. É importante orientá-los a evitar pular fogueiras, não lançar as famosas “biribinhas” próximo ao material em chamas, não manusear fogos de artifício, além de evitar segurá-los e brincar com o copo de bebida alcoólica na mão.

No caso dos idosos, é importante se certificar de que eles estejam aptos a manusear os artefatos ou até mesmo bebidas quentes, pois as queimaduras e sequelas podem ser ainda mais graves na terceira idade e em crianças.

Confira mais dicas para evitar os acidentes com fogos e fogueiras durante as festas juninas

  • Adquirir os fogos apenas em locais autorizados;
  • Não armazenar grande quantidade de fogos em um único local;
  • Nunca soltar rojão segurando diretamente na mão – o ideal é interpor com vários rojões já usados ou mesmo varetas, deixando uma distância de pelo menos 60 cm da mão e afastado do rosto;
  • Não apontar para onde há pessoas circulando;
  • Evitar proximidade com fios elétricos;
  • Se beber, não solte fogos ou brinque próximo a fogueiras.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail