Ação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos visa atender a população que irá comemorar a chegada de 2023. As concessionárias irão adicionar ônibus, trens e metrôs caso seja necessário
Os moradores das 12 cidades que compõem um consórcio de municípios da região Oeste da Grande São Paulo (Cioeste), que quiserem participar do Réiveillon na avenida Paulista, na capital, poderão utilizar o transporte público para chegar até o local festa. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos emitiu um comunicado explicando como será a operação nas linhas metroviárias para atender a população participar do evento, após dois anos de suspensão em razão da pandemia. São esperadas mais de 2,2 milhões de pessoas para comemorar a chegada de 2023.
Para quem deseja curtir a festa, o horário de funcionamento do transporte coletivo sofrerá algumas alterações para atender a alta demanda. Confira os detalhes da operação de cada concessionária.
ViaMobilidade
As estações Paulista e Higienópolis-Mackenzie, mais próximas da avenida Paulista, atenderão durante 24 horas o embarque e desembarque dos passageiros. As demais estações da Linha 4-Amarela e 5-Lilás permanecerão abertas até 2h.
Devido à festa de Réveillon na avenida Paulista, a estação Consolação da Linha 2-Verde será fechada a partir das 16h do dia 31, mas a transferência com a estação Paulista, da Linha 4-Amarela, ocorrerá normalmente.
No dia 31, as estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que cortam as cidades da região, também ficarão abertas até às 2h. Após esse horário serão permitidas apenas transferências nas estações Pinheiros, Santo Amaro e Barra Funda, além de desembarques.
Metrô
No dia 31, as estações Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp, localizadas na avenida Paulista, ficarão abertas toda a noite para atender o público, de acordo com o Metrô.
As estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata também ficarão abertas para embarque e desembarque até às 2h. No dia 1º de janeiro, as estações abrirão normalmente a partir das 4h40.
CPTM
De acordo com a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), os trens das linhas da CPTM terão operação normal no Ano-Novo. No dia 31, todas as linhas vão operar com os intervalos equivalentes aos de um sábado normal.
Para quem vai fazer compras na região do Brás, no centro da capital, a CPTM terá trens de prontidão, caso seja avaliada a necessidade pela equipe operacional, segundo a pasta.
EMTU
Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, a programação da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) será equivalente à de domingo. A demanda de passageiros será monitorada e, caso seja necessário, haverá um acréscimo nas ofertas de viagens.
SPTrans
A frota do sistema de transporte público municipal, de acordo com a SPTrans, no dia 31 será correspondente aos sábados, com cerca de 6.900 ônibus em circulação. Em 1° de janeiro, a frota em operação terá cerca de 4.900 ônibus.
*Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Cajamar, Cotia, Jandira, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba, São Roque, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista são os municípios que compõem o Cioeste