Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

EXCLUSIVO: Andréa Bueno e Dany Floresti travam disputa acirrada em Pirapora do Bom Jesus, aponta MAS Pesquisa

Logo Giro
YouTube video

Nas eleições municipais de 2016, o candidato Raul Bueno (PTB) foi eleito com 4.973 votos, o que correspondeu a 50,37% dos votos válidos. Gregório Maglio (na época pelo PMDB, atualmente pelo MDB), ficou em segundo lugar, com 4.227 votos, ou 42,82% dos votos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade possui 12.870 eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano.

Levantamento do Instituto MAS Pesquisa realizado no último dia 26 de outubro, com 404 eleitores de Pirapora do Bom Jesus, aponta que os candidatos a prefeito da cidade, Dany Floresti (PSD), apoiado pelo atual prefeito, Gregório Maglio (MDB), e Andréa Bueno (PSDB), apoiada pelo ex-prefeito e seu marido, Raul Bueno (PSDB), estão tecnicamente empatados. No entanto, Floresti aparece com ligeira vantagem sobre a principal adversária. Quando questionados em qual candidato votariam para prefeito de Pirapora do Bom Jesus se a eleição fosse hoje (intenção de voto espontâneo), 24,5% responderam que votariam em Dany Floresti e 23,3% disseram que votariam em Andréa Bueno.

Cientista político analisa cenário
Na avaliação do cientista político e sociólogo Marcos Agostinho Silva, diretor do Instituto MAS Pesquisa, o município de Pirapora do Bom Jesus tem uma característica política bastante acirrada, com participação intensa da população, em uma espécie de clima ‘Fla Flu’, com dois times muito bem definidos, sendo que um deles recebe apoio do ex-prefeito, Raul Bueno e o outro time capitaneado pelo atual prefeito Gregório Maglio. Nas eleições municipais de 2012, o cenário era tão polarizado quanto agora e o mais surpreendente foi a diferença de votos entre o primeiro e o segundo lugar. Gregório Maglio venceu as eleições com 3.621 votos (40,17% dos votos válidos). Já Raul Bueno, ficou em segundo lugar, com 3.593 votos (com 39,86% dos votos válidos), ou seja, apenas 28 votos separaram os adversários”.

O cientista político também ressalta que é a primeira vez que Dany Floresti ultrapassou Andréa Bueno. “Pesquisas internas a que nós tivemos acesso, apontam que essa pesquisa que o Giro S/A publica com exclusividade, é a primeira em que Dany Floresti ultrapassa, numericamente, a sua adversária principal, Andréa Bueno. Esse movimento de ultrapassagem na reta final das eleições, ocorre no mesmo sentido que aconteceu na disputa que a Andréa travou com o seu oponente nas eleições suplementares de 2018, o candidato Gregório Maglio, atual prefeito da cidade. Ou seja, assim como ela foi ultrapassada na reta final por Gregório em 2018, o mesmo cenário se repete agora em 2020. Essa ultrapassagem aconteceu praticamente na semana da eleição. Agora resta saber se haverá crescimento do candidato Dany Floresti, aumentando essa distância, ou se ele também já atingiu o seu teto e por margem muito baixa de votos, assim como ocorreu nas eleições de 2012, com diferença de 28 de votos e como ocorreu nas eleições suplementares de 2018, com diferença de apenas 200 votos”, sintetiza.

Há 12.870 eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano em Pirapora do Bom Jesus, segundo o TSE (Foto: Divulgação/Gilberto Labriola/Secom Pirapora do Bom Jesus)

Intenção de voto espontâneo
Sem mencionar o nome dos candidatos a prefeito de Pirapora do Bom Jesus, quando questionados em quem votariam se a eleição fosse hoje, os entrevistados responderam: Dany Floresti (24,5%), seguido por Andréa Bueno (23,3%), Alessandro Costa (4,7%), Paulo Soares (2,5%), Gregório Maglio (1,5%), Haroldo Felipe (1%), nenhum (13,9%), não souberam/não responderam (28,7%)

Intenção de voto estimulado
Quando apresentados os nomes dos pré-candidatos, a pesquisa revela que Dany Floresti aparece em primeiro lugar com 34,7%, seguido por Andréa Bueno (32,7%), Alessandro Costa (11,6%), Paulo Soares (4,2%), Haroldo Felipe (1,5%), nenhum (9,4%), não souberam/não responderam (5,9%)

Rejeição dos candidatos
Questionados sobre os candidatos que não votariam de jeito nenhum para prefeito de Pirapora do Bom Jesus, o nome de Andréa Bueno e Dany Floresti aparecem empatado, com 17,1%. Na sequência, Alessandro Costa figura 11,4%, seguido por Haroldo Felipe (6,2%), Rilton Galvão (5,9%), Paulo Soares (5,9%), dr. Altair (4%), não souberam/não responderam (11,6%), nenhum (20,8%).

Intenção de voto estimulado – Dany Floresti
Quando questionados se votariam no candidato Dany Floresti, 44,3% dos entrevistados responderam que votariam com certeza. Já 18,6% disseram que talvez votariam, outros 31,9% não votariam de jeito nenhum. Por fim, 5,2% não souberam ou não responderam.

Intenção de voto estimulado – Andréa Bueno
Quando questionados se votariam na candidata Andréa Bueno, 42,6% dos entrevistados responderam que votariam com certeza. Já 20,6% disseram que talvez votariam, outros 31,7% não votariam de jeito nenhum. Por fim, 5% não souberam ou não responderam.

Aprovação do atual governo municipal
No levantamento elaborado pelo Instituto MAS Pesquisa, quando questionados sobre a aprovação do trabalho do prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio (MDB), 45,3% dos entrevistados desaprovam, 44,8% aprovam. Não sabem/não responderam 9,9%.

Metodologia da pesquisa
A Pesquisa de Avaliação e Intenção de Voto do Instituto MAS Pesquisa obedece ao regime de quotas do TSE de 2020, sob o número de identificação do Registro Eleitoral SP-07601/2020. O Instituto MAS Pesquisa ouviu 404 eleitores residentes na cidade de Pirapora do Bom Jesus no dia 26 de outubro. A estratificação da pesquisa compõe: sexo, idade, região, localidade, escolaridade e religião. A margem de erro é de 4,8% para mais ou para menos.

Receba nossas notícias em seu e-mail