Escolas da rede municipal abrirão somente às 13h devido ao Jogo do Brasil na Copa do Mundo feminina, que acontece no período da manhã
As férias escolares chegaram ao fim e os estudantes de Barueri voltam às aulas nesta segunda-feira (24). Importante ressaltar que as aulas na rede municipal de ensino serão retomadas na segunda somente no período da tarde, após às 13h.
A Prefeitura de Barueri emitiu decreto estabelecendo que nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina Fifa 2023, o expediente dos órgãos da Administração Pública Direta e Indireta iniciará a partir das 13h. O primeiro jogo do Brasil será no dia 24, o que significa que as escolas da rede também abrirão a partir desse horário.
Mais de 67 mil estudantes de Barueri voltam às aulas
Na terça-feira (25), a rotina escolar será retomada para todos os períodos. Ao todo, são cerca de 67 mil estudantes matriculados nas 106 Maternais (EM), Escolas de Educação Infantil (Emeis), de Ensino Fundamental (Emefs) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede de ensino. Durante o período de descanso, as escolas receberam importantes serviços de manutenção de acordo com a Prefeitura.
Outras intervenções
De acordo com a administração municipal, no início do ano, quatro escolas municipais foram reformadas: a Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental Onofra da Silva, no Parque Viana, a Maternal José Martinho Costa Pereira, no Parque Imperial, a Maternal Egle Aparecida Rodrigues Campos, no Jardim Audir, e o Complexo Educacional Profa. Maria Meduneckas (Emef, Maternal e Emei – Escola Municipal de Educação Infantil), no Jardim Silveira.
Entre 2020 e 2022 foram entregues 62 unidades escolares, das quais sete são novas, oito reconstruídas e 47 reformadas.

Entre as novidades para este segundo semestre, destaca-se a criação de 12 novos polos do projeto Sala Maker, dedicados aos estudantes do ensino fundamental. Com esse investimento, a Secretaria de Educação disponibiliza um total de 32 polos para alunos do 4º ao 9º ano, interessados em aprender mais sobre inovação e tecnologia.
O projeto Sala Maker segue o princípio do “faça você mesmo” e oferece aos alunos todos os aparatos e conhecimentos necessários para que eles possam criar, desenvolver, consertar e modificar projetos com suas próprias mãos. Para tanto, as aulas abordam o uso de ferramentas, diversas matérias-primas, tecnologia e conceitos de mecânica, robótica, eletrônica e computação.


Já nas escolas da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), as aulas retornam no dia 26 de julho (quarta-feira) para os alunos do ensino fundamental ao ensino médio regular e integrado. Para os alunos dos cursos modulares dos Institutos Técnicos de Barueri (ITBs), incluindo os novos alunos dessa modalidade, as aulas começam no dia 27 (quinta-feira). A Fieb conta com uma média de 12 mil alunos matriculados em suas unidades.

Em sintonia com o retorno dos estudantes, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) preparou uma operação especial para a primeira semana da volta às aulas. Por meio do Departamento de Operações e Fiscalização, a Semurb intensificará o controle de fluxo para garantir a fluidez e a segurança no trânsito.
LEIA TAMBÉM: Terminal Rodoferroviário de Barueri será reaberto em agosto
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.