Search
Close this search box.
giro

Estado pede ajuda aos municípios para vacinar mais crianças contra a covid na “Semana E”

Logo Giro
Instituto Butantan entregará 10 milhões de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde para a vacinação das crianças de outros estados amanhã (17), afirmou Dimas Covas

Em coletiva realizada hoje (16) no Instituto Butantan, o governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), abordou quatro assuntos relativos à saúde e ao agronegócio. Um dos principais assuntos abordados, entretanto, foi a vacinação infantil contra a covid, que avança a passos largos, mas que ainda deixa a desejar, já que o total de crianças entre cinco e 11 anos vacinadas corresponde a 60% da população do estado, nesta faixa de idade. A equipe estadual informou ainda que cerca de 1 milhão de adolescentes entre 12 e 19 anos ainda não retornaram para tomar a segunda dose.

Mesmo superando países como Canadá, Austrália, Itália e EUA, o número de crianças vacinadas no estado, que hoje é de 2,4 mi, tenderá a crescer com o advento da “Semana E”, marcada para acontecer entre os dias 19 e 25 de fevereiro. “Esperamos uma grande adesão dos municípios para a vacinação das crianças nas escolas (municipais, estaduais e particulares), local acolhedor para elas. Os pais não precisarão estar presentes, bastando para isso, a assinatura de um termo de concordância”, disse Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI).

Outra boa notícia relativa à vacinação, é que o Instituto Butantan divulgou que a entrega de 10 milhões de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde para a vacinação das crianças de outros estados acontecerá amanhã (17). Dimas Covas, diretor do Instituto, afirmou também que a chinesa Sinovac está desenvolvendo uma vacina específica para a variante ômicron, e que já está na fase de estudos clínicos. O diretor complementou, dizendo que nos próximos 15 dias, o Butantan apresentará um dossiê à Anvisa que amplia a cobertura vacinal para o público entre três e seis anos. Doria afirmou também que a partir do dia 4 de março, idosos acima de 90 anos já poderão tomar a 4ª dose da vacina contra a covid.

Números da covid e Agronegócio

O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, atualizou o número de casos, internações e mortes por covid-19, informando que, embora as mortes ainda estejam em patamares altos, os casos e internações vêm decaindo. “No dia 1º/2, a ocupação de leitos de UTI no estado era de 73% e na Grande São Paulo de 75%. Hoje, esse indicativo está em 64,5% no estado e 62,7% na Grande São Paulo. Houve uma queda significativa, de 3.500 pacientes, no número de internados no estado, tanto em enfermaria quanto em UTI. Também é importante dizer que a maioria dos mortos não tinham tomado nenhuma dose da vacina, ou não tinham seu esquema vacinal completo”.

Sobre o agronegócio, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, disse que o setor apresentou mais de 26% de crescimento no estado. “O agro paulista representa 22% na economia do estado e, entre 2020 e 2021, cresceu 26,6%, enquanto que no país cresceu 10, 1% no mesmo período. O mercado externo teve grande peso neste crescimento. Atualmente, produtos como açúcar, álcool, soja, carne e sucos são os principais itens de exportações”.

Receba nossas notícias em seu e-mail