Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Escorpiões se espalham e invadem residências

Logo Giro

Cidades da região sofrem com invasão de escorpiões, entre elas Osasco e Santana de Parnaíba. Moradores têm procurado ajuda com as autoridades.

“A proliferação se intensifica de setembro a março”, afirma Sabrina Colela (PSC), vereadora de Parnaíba, que criou um projeto de lei que permite utilização temporária de predadores naturais no combate de escorpiões em condomínios, associações e residenciais. O PL está previsto para ser votado na Câmara em fevereiro. Sabrina solicitou ainda ao Executivo, que disponibilize o soro antioescorpiônico nas UBS.

Em 2018 registrou-se 26 picadas em Osasco e em 2017, 22. Em 2019 houve notificações, mas a prefeitura não tem números. A adminsitração dizque realiza limpeza, retirada de entulho e orienta moradores a evitar acúmulo de inservíveis, manter ralos e lixos tampados, evitar proliferação de baratas e manter terrenos limpos e com vegetação baixa.

A Vigilância Epidemiológica de Cotia não registrou ocorrências nos últimos meses.

A Superintendência de Controle de Endemias, ligada ao Governo do Estado, orienta que acomode-se o escorpião em frasco de vidro seco e leve-o para a Zoonoses. Em acidentes, fazer compressas mornas e procurar o médico para aplicação ou não do soro, disponível no Hospital Regional de Cotia. Procurada a Prefeitura de Barueri não retornou.

Receba nossas notícias em seu e-mail