Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Enem 2024 tem suas inscrições prorrogadas até sexta (14)

Logo Giro
Enem 2024 tem suas inscrições prorrogadas até sexta (14)
Enem é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil (Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)

O pagamento da taxa de inscrição segue até 19 de junho. O Inep aplicará as provas do Enem 2024 em 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação; saiba mais

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram prorrogadas até esta sexta-feira (14). As informações foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o governo federal, em virtude disso, outras datas que fazem parte do cronograma do exame também foram ajustadas. As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também vão até 14 de junho.

Junto a isso, o pagamento da taxa de inscrição segue até 19 de junho. O Inep aplicará as provas em 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação.

“Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever, pela Página do Participante. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição”, anunciou o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana.

Enem 2024: orientações sobre a inscrição

Enem 2024 tem suas inscrições prorrogadas até sexta (14)
Inscrições devem ser feitas na Página do Participante (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Para realizar a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Quem não lembra a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.

A aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência, na edição de 2023, não significa que a inscrição para o Enem 2024 foi realizada automaticamente. É necessário se inscrever no exame para participar.

Leia Mais: Tarcísio de Freitas sanciona lei que institui escolas cívico-militares em SP

O portal do Inep conta também com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.

Quem não é isento deve pagar a taxa de inscrição, que continua no valor de R$ 85. Ela pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança, dependendo do banco. Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.

Sobre o Enem

Considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

“Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)”, explica o governo federal.

Enem 2024 tem suas inscrições prorrogadas até sexta (14)
Provas ocorrerão em novembro (Arquivo/Agência Brasil)

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail