Inscritos no Enem 2023 devem apresentar o comprovante de inscrição da prova, impresso ou digital, diz Prefeitura de Osasco. Veja os detalhes
Nesta sexta-feira, 3 de novembro, a Prefeitura de Osasco anunciou que os estudantes que participarão do Enem 2023, o Exame Nacional do Ensino Médio, terão passe livre no transporte municipal. A reportagem do GIRO apurou junto ao MEC que, somente em Osasco, a prova conta com 11.240 inscritos.
Nos dias 5 e 12 de novembro, em virtude da realização das provas, o transporte público municipal da cidade adotará o sistema de Catraca Livre. Isso significa que, nesses dias, os ônibus municipais terão as catracas liberadas para todos os candidatos que forem realizar o Enem.
LEIA TAMBÉM: ETEC Carapicuíba abre 400 vagas para cursos técnicos
A decisão da Prefeitura de Osasco em disponibilizar o Passe Livre durante os dois domingos de prova foi anunciada nas redes sociais pelo prefeito, Rogério Lins (Podemos). “Levem o comprovante de inscrição do Enem, impresso ou digital e boa prova”, disse Lins.
Segundo a administração municipal, os inscritos no Enem 2023 devem apresentar o cartão de confirmação de inscrição ao motorista ou ao cobrador do ônibus.
Prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou benefício em suas redes sociais (Divulgação / Secom PMO)
Enem 2023: Metrô, trens e ônibus metropolitanos terão gratuidade, anuncia governo estadual
Na quinta-feira, 2 de novembro, o governador do Estado de SP Tarcísio de Freitas (Republicanos) oficializou a assinatura do decreto estadual que assegura a gratuidade no sistema estadual de transporte público metropolitano de São Paulo.
Isso ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro, com o propósito de facilitar o deslocamento dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até os locais de prova e de volta para casa.
Transporte Gratuito para os inscritos no Enem
O decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado determina que todos os serviços de transporte público metropolitano sejam gratuitos nos dias de realização das provas do Enem.
Isso inclui os ônibus da EMTU nas regiões metropolitanas e os trens do Metrô, CPTM, ViaQuatro e Via Mobilidade na capital e Grande São Paulo. A gratuidade no transporte público será concedida das 9h às 21h nos dias 5 e 12 de novembro.
Monitoramento e reforço
Para garantir o deslocamento tranquilo dos candidatos, o governo estadual estará monitorando o fluxo de passageiros nos veículos da EMTU e no transporte sobre trilhos nos dias do Enem. Caso seja necessário, haverá reforço da frota próximo aos horários de início e encerramento das provas, assegurando um transporte eficiente e seguro.
Balanço Enem 2023
Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), do governo federal, no estado de São Paulo, um total de 590.770 candidatos está inscrito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Essa quantidade representa 15% do total de mais de 3,9 milhões de inscritos em todo o país.
(Marcelo Camargo / Divulgação / Agência Brasil)
O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será responsável pela realização das provas nos dias 5 e 12 de novembro, abrangendo 210 municípios paulistas. No estado, foram disponibilizados 964 locais de prova, distribuídos em 17.394 salas de aplicação.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.
Acompanhe o PodClaudia! no canal do GIRO no YouTube.