Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Enel registra 132 colisões contra postes, seis delas em Osasco

Logo Giro
A queda de postes pode acarretar extensas horas de trabalho para as equipes de manutenção (Rovena Rosa/Agência Brasil)

As ocorrências foram de janeiro a março deste ano, um aumento de 26% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a Enel

A Enel Distribuição São Paulo acaba de finalizar um levantamento sobre as colisões em postes ocorridas no ano passado e no 1ª trimestre de 2024. A empresa constatou que, em 2023, foram registradas 500 colisões contra postes da rede elétrica. Ou seja, uma média de mais de uma colisão por dia.

De janeiro a abril deste ano foram 132 postes abalroados, o que representa crescimento de 26% em comparação ao mesmo período de 2023, que teve 106 ocorrências. O maior número de colisões ocorreu na capital paulista: 92. Na 2ª posição está a cidade de Osasco, com seis ocorrências, seguida por São Bernardo do Campo (5). O estudo constatou ainda que elas são mais frequentes com a proximidade dos finais de semana, de sexta a segunda-feira.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Enel: reconstrução da rede elétrica

Marcio Jardim, diretor de Operações e Manutenção da Enel Distribuição São Paulo, ressalta que a queda de postes pode acarretar extensas horas de trabalho para as equipes de manutenção, uma vez que não apenas substituem o poste, mas também reconstroem o trecho danificado da rede elétrica. “Em situações mais complicadas, é preciso aguardar a autorização da perícia para darmos início aos reparos, o que pode prolongar o período em que os consumidores ficam sem energia”, explica Jardim.

O diretor destaca também a importância de responsabilizar os causadores desses incidentes. “Além do perigo à vida e do impacto da interrupção do serviço para diversos clientes, é fundamental ressaltar que todo o custo de reparação de estruturas e cabos é transferido para os responsáveis pelos danos ao patrimônio público”, diz.

A partir do registro da placa do veículo e de fotos do incidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são repassados ao setor Jurídico da empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do carro.

Após as colisões, os postes danificados são encaminhados para uma empresa de reciclagem. Seus resíduos são transformados e reutilizados na construção civil. Além de evitar o descarte inadequado de materiais, a prática promove a economia circular, contribui para a sustentabilidade ambiental e incentiva o uso consciente dos recursos naturais.

Enel registra 132 colisões contra postes, seis delas em Osasco
O levantamento da Enel constatou que as colisões são mais frequentes com a proximidade dos finais de semana, de sexta a segunda-feira (Divulgação)

Orientações em acidentes com postes

A Enel Distribuição São Paulo fornece orientações à população em casos de acidentes envolvendo postes. Confira as dicas:

  • Em caso de acidente com poste, se houver queda do poste ou de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento pelas equipes da empresa;
  • Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas;
  • Nunca tente realizar o isolamento da área;
  • Pedestres que estiverem passando pelo local não devem se aproximar e, sim, chamar pelo socorro imediatamente;
  • Mantenha o veículo com a manutenção em dia, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
  • Não dirija sob o efeito de álcool, remédios ou outra substância tóxica;
  • Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a sua vida, dos pedestres e de outros motoristas, é infração gravíssima;
  • Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos; e
  • Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias.

Após as colisões, os postes danificados são encaminhados para uma empresa de reciclagem, onde seus resíduos são transformados e reutilizados na construção civil. Essa prática não apenas evita o descarte inadequado de materiais, mas também promove a economia circular, contribui para a sustentabilidade ambiental e incentiva o uso consciente dos recursos naturais.

Como comunicar ocorrências

Caso você precise avisar sobre uma ocorrência, solicitar serviços ou informações, deve entrar em contato pelo aplicativo Enel SP; pelo site da companhia; pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) – ou pela Central de Atendimento 0800 28 00 120.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail