giro

Em três meses, Osasco, Barueri e nove cidades vizinhas registaram mais de 40 mortes no trânsito

Trânsito no Viaduto Reinaldo de Oliveira, conhecido popularmente como Ponte Metálica, um dos cartões-postais de Osasco (Uelson Henkell / Giro S/A)

Balanço: no primeiro trimestre de 2023, segundo dados da plataforma Infosiga SP, apurados pelo GIRO, 11 municípios que integram consórcio somaram 42 vítimas fatais. Osasco lidera com 14 óbitos

Nos três primeiros meses de 2023, 11 cidades que integram um consócio intermunicipal da região oeste da Grande São Paulo, registraram 42 óbitos em decorrência de acidentes de trânsito. Os números foram apurados pela reportagem do GIRO na quarta-feira (10), com base em informações disponibilizadas pela plataforma pública Infosiga SP.

O banco de dados é mantido pelo governo estadual e contabiliza, desde 2015, acidentes de trânsito dos 645 municípios, com informações sobre perfil do acidente, da vítima e localização geográfica.

Entre os municípios do consórcio Cioeste, Osasco foi cidade que mais computou fatalidades, com 14 mortes no trânsito. É também na cidade que se registrou a tragédia mais recente em vias públicas. Na noite de domingo (7), por volta das 23h, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas na grave colisão entre veículos.

Leia Mais: Sediado em Osasco, lucro do Bradesco chega a R$ 4,2 bi no 1º trimestre de 2023

Cotia, Barueri e Cajamar a sucedem com oito, seis e cinco falecimentos em acidentes de trânsito, respectivamente. São Roque e Carapicuíba anotaram três mortes cada, enquanto Itapevi e Araçariguama registraram apenas uma morte cada, neste período. Já Jandira e Vargem Grande Paulista não aferiram nenhuma vítima fatal em incidentes.

Até o fechamento desta reportagem, a Secretaria de Comunicação de Santana de Parnaíba não havia retornado com os dados solicitados pela reportagem.

mortes no trânsito

Maio Amarelo

O mês de maio traz uma importante discussão para a população, sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Desde 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza o movimento “Maio Amarelo”, para auxiliar na prevenção de acidentes de trânsito. A campanha utiliza a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.

Durante este mês de maio, a Barueri por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), realiza algumas ações para chamar a atenção dos motoristas, como a instalação de laços na cor amarela em órgãos públicos, distribuição de material informativo impresso, cartazes e botons.

Há ainda a colocação de adesivos em veículos, palestras educativas de trânsito em diversas empresas da cidade e em escolas da rede municipal e particular com agentes do Departamento de Educação para o Trânsito, além de outras ações em conjunto com a CCR Viaoeste.

Em três meses, Osasco, Cajamar, Barueri e região registaram mais de 40 mortes no trânsito.
Barueri está investindo em distribuição de material impresso (Emanuel Assis/Semurb Barueri)

Jandira, vem trabalhando com divulgação nas redes sociais, busdoor, distribuição de panfletos informativos e palestras.

Cartilhas, exibição de faixas e palestras

Enquanto Itapevi distribuirá cartilha educacional para os alunos da rede municipal de ensino neste “Maio Amarelo”. Serão cerca de quatro mil unidades entregues. A cidade também promoverá campanha publicitária, especialmente nas principais vias de acessos com o intuito de sensibilizar motoristas para os cuidados no trânsito.

Haverá ainda na localidade ações com faixas informativas nos semáforos, realização de blitzes, distribuição de folhetos sobre prevenção de acidentes e de antenas corta pipas nas principais vias e avenidas no Centro, além da promoção de palestras sobre educação no trânsito em escolas da rede municipal de ensino e em empresas.

Enquanto em Vargem Grande Paulista, o município tem realizado campanha educativa com ações dos agentes de trânsito, faixas em pontos estratégicos da cidade e iremos atuar nas escolas também.

Em três meses, Osasco, Cajamar, Barueri e região registaram mais de 40 mortes no trânsito
Itapevi está promovendo palestras e ações em escolas municipais (Felipe Barros/Prefeitura de Itapevi)

“Durante o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito, unimos esforços para promover a conscientização e prevenção de acidentes. Com a criação e distribuição de adesivos, cartazes e panfletos em todo o município, levamos informações relevantes aos cidadãos. Além disso, nossa campanha se estende às redes sociais da prefeitura, onde compartilhamos posts e vídeos inspiradores. Levamos também palestras inspiradoras às empresas de Cajamar, especialmente no setor logístico”, afirmou a gestão municipal cajamarense.

À reportagem, Cotia informou que para este mês, vem realizando a comunicação educativa e de conscientização pela cidade, nas redes sociais da Prefeitura e blitzes educativas que acontecerão nos dias 25 de maio, em Caucaia do Alto, e 30 de maio no Terminal de Cotia. As ações são realizadas pela equipe de Educação no Trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram) com a participação de alunos da rede municipal.

Leia Mais:Perseguição cinematográfica de motocicleta em Osasco bomba nas redes sociais

Osasco está desenvolvendo a “Educação para o Trânsito” com palestras para jovens e adultos de empresas e instituições, além de atividade educativa de trânsito nas escolas do Jardim ao 5° ano do Ensino Fundamental.