Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Em evento, Cotia oficializa a promoção de patente para 104 agentes da GCM

Logo Giro
Para receber as distinções, os agentes passarão por cursos de qualificação e aperfeiçoamento para as novas atribuições (Juliano Barbosa/Prefeitura de Cotia)

Desde a criação da corporação, em 1983, essa foi a segunda promoção de cargo realizada. No encontro, foi anunciado também o pagamento de R$ 2 milhões em progressões de carreira represadas

A Prefeitura de Cotia oficializou, por meio da Secretaria de Segurança Pública Municipal, a promoção de cargo de 104 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). A ação ocorreu durante evento realizado na segunda-feira (19). Desde a criação da corporação, há mais de 39 anos, essa foi a segunda promoção de cargo realizada pela gestão pública.

Foi legitimado a elevação de 50 guardas civis que passaram de GC 2ª Classe para 1ª Classe; 25 passaram de 1ª Classe para Classe Especial; 19 passaram de Classe Especial para Classe Distinta e dez passaram de Classe Distinta para Inspetor. Para receber as distinções, os agentes passarão por cursos de qualificação e aperfeiçoamento para as novas atribuições, entre elas, o uso de armamentos de cano longo.

Os GCM’s foram promovidos com base no histórico na corporação, comportamento, merecimento, disciplina, aptidão para a função, entre outros. Além disso, o evento contou com a presença do prefeito Rogério Franco (PSD), da vice-prefeita Ângela Maluf, do Secretário de Segurança Pública, Almir Rodrigues, do comandante da Guarda Civil, Júlio César, entre outras autoridades.

“Desde a criação Guarda Civil, no ano de 1983, esta foi a segunda promoção de cargos realizada pelo Executivo – a primeira aconteceu em 2018, na gestão anterior do prefeito Rogério Franco. À época, já estava em vigor a Lei Complementar 258/2018, de autoria do próprio prefeito, garantindo que pelo menos 20% dos cargos de promoção sejam para Guardas Civis Femininas (GCFs)”, explicou a gestão municipal.

Ainda no evento, o prefeito anunciou que já autorizou a liberação do pagamento de R$ 2 milhões em progressões de carreira que estão represadas. O acerto será feito a partir de janeiro de 2023. Além disso, o Chefe do Executivo avisou que já solicitou estudo para revisão do Plano de Carreira da GC e envio de um projeto para aprovação na Câmara Municipal.

Sobre a Guarda Civil Municipal de Cotia
A Guarda Civil de Cotia completa 39 anos de instituição na sexta-feira (23). A corporação conta com 350 integrantes, uma frota com 52 veículos, entre carros e motos, são 37 totens de videomonitoramento espalhados por pontos estratégicos da cidade, cada equipamento conta com conjunto de câmeras 360º, câmera speed dome (longa distância), botão de emergência, comunicador de alta intensidade, entre outros.    

Receba nossas notícias em seu e-mail