Search
Close this search box.
giro

Em defesa da vacinação, governador do estado de SP reúne ex-presidentes da República

Logo Giro
Sarney e Temer participaram remotamente da coletiva, enquanto Fernando Henrique Cardoso compareceu ao Palácio dos Bandeirantes (Foto: Divulgação / Governo do estado de São Paulo)

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), recebeu nesta segunda-feira (25), aniversário de São Paulo, três ex-presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso (PSDB) presencialmente, além de José Sarney (MDB) e Michel Temer (MDB) remotamente.

Sarney e Temer participaram por meio de um telão, fazendo um breve discurso sobre o atual momento, abordando a gravidade da pandemia e a importância da união de forças entre as três esferas de governos e respondendo alguns questionamentos dos jornalistas presentes. Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff (ambos do PT)  e Fernando Collor de Mello (PROS) foram convidados, mas não puderam participar.

O objetivo do governador foi realizar um ato em defesa da vida e da importância da vacina contra o novo coronavírus. 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi o único que compareceu pessoalmente no evento (Foto: Divulgação / Reprodução Governo do Estado de São Paulo)

Vacinômetro

Na coletiva foi divulgado também o número de vacinados em todo o estado de São Paulo, por meio da ferramenta digital “vacinômetro”, desenvolvida pela Prodesp. Hoje, às 14h40, o cronômetro mostrava que 144.942 pessoas (profissionais de saúde da linha de frente contra a covid, indígenas, idosos com mais de 60 anos institucionalizados e quilombolas) já haviam sido vacinados. Os quilombolas foram retirados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, nesta fase inicial de imunizações, entretanto, o governo do estado os incluiu novamente entre os grupos prioritários da primeira fase do Plano Estadual de Imunização (PEI), do estado de São Paulo.

Foi informado ainda que o estado iniciou na manhã desta segunda a distribuição de 501 mil doses da vacina da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) aos grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE), visando abastecer os 645 municípios.

Plano São Paulo

O avanço da pandemia no estado motivou mudanças na reclassificação do Plano São Paulo apresentada na sexta-feira (22). A partir de hoje, as regiões de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté estão na fase vermelha, com fechamento de comércios e serviços não essenciais. Grande São Paulo e as regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto ficarão na etapa laranja, mas com restrições da vermelha em dias úteis, após as 20h, e integralmente aos finais de semana e feriados. As medidas vão vigorar até o dia 7 de fevereiro.

Receba nossas notícias em seu e-mail