Considerado o mais grave delito previsto no Código Penal Brasileiro, o homicídio doloso tem pena de reclusão que pode variar de seis a 20 anos, dependendo dos agravantes
Em cinco meses, Osasco, Carapicuíba e outras 10 cidades da região oeste da Grande SP registrou 61 homicídios dolosos. O levantamento foi feito pela reportagem do Giro, a partir das estatísticas criminais divulgadas pela Secretária de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
Considerado o mais grave delito previsto no Código Penal Brasileiro, o homicídio doloso tem pena de reclusão que pode variar de seis a 20 anos, dependendo dos agravantes.
No mês de maio, ao todo, os 12 municípios registraram registram apenas dez casos do delito. Entre janeiro e maio, Pirapora do Bom Jesus não contabilizou nenhum caso deste tipo. Enquanto Osasco, somente contabilizou 13 casos. Em comparação com o janeiro e maio em 2022, os municípios onde os municípios registraram 66 crimes, houve queda de -7,58%, em comparação com 2023.
Leia Mais: Barueri, Osasco e mais 6 cidades somam 501 empresas sem declarar imposto de renda
Aumentos nos crimes
Cotia, Carapicuíba e São Roque foram as cidades que contabilizaram aumento no número de homicídios dolosos. Carapicuíba saiu de dez casos em 2022, para 22 crimes em 2023. Cotia foi de dois delitos para sete, e São Roque fechou os cinco meses com dois casos.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a região metropolitana de São Paulo apresentou uma redução de 44,4% nos homicídios dolosos no mês de maio. Foram 30 registros, 24 a menos que em maio de 2022. Esse é o menor número registrado no mês desde o início da série histórica, em 2001.
De janeiro a maio deste ano o índice caiu 4,7%, de 234 casos em 2022 para 223 neste ano, que também é o menor número já registrado no período nos últimos 23 anos.
Para mapear e diagnosticar as mortes que ocorrem no estado de São Paulo, a SSP-SP no começo do ano o Sistema de Informação e Prevenção de Crimes Contra a Vida (SPVida), disponibiliza os casos no formato em mapa e por meio de boletins de ocorrência.
Leia Mais: No Maranhão, Polícia Rodoviária encontra moto furtada com placa de Cotia
“Possibilitando também que a população faça uma auditoria no que está sendo publicado, ampliando a transparência. Dessa forma a adoção de políticas públicas fica mais fácil, ágil e efetiva”, afirmou o órgão.
*A região oeste da Grande São Paulo é formada pelas cidades de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, São Roque, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista