Considerado um dos maiores espetáculos ao ar livre do Brasil, o Drama da Paixão de Santana de Parnaíba começa nesta quinta-feira, 2 de abril, na Barragem Edgard de Souza, com início às 20h30. O evento é gratuito, mas a Prefeitura de Santana de Parnaíba convida o público que desejar a colaborar com 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade do município.
A encenação chega à 29ª edição, consolidando-se como um dos eventos culturais e religiosos mais tradicionais da região. Ao longo dos anos, o espetáculo já emocionou mais de 1 milhão de espectadores, reunindo público de diversas cidades para acompanhar a grandiosa representação da história da Paixão de Cristo.
A adaptação artística do Drama da Paixão é feita com base em passagens do Velho e Novo Testamento da Bíblia Sagrada. O tema da primeira fase do espetáculo, exclusivo a cada ano, contribui para o ineditismo da peça, que revive o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
Leia também
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin

Tema de 2026
Neste ano, a primeira parte do Drama da Paixão apresenta a encenação de “Moisés e os Dez Mandamentos”, que conduz o público por uma narrativa épica marcada por fé, coragem e libertação. A história retrata a trajetória de Moisés, desde seu nascimento como hebreu salvo das águas até tornar-se príncipe do Egito e, mais tarde, o grande libertador de seu povo.
Na trama, Moisés lidera os israelitas na saída da escravidão, protagoniza a travessia do Mar Vermelho e recebe as Tábuas da Lei no Monte Sinai, conduzindo o povo rumo à tão esperada Terra Prometida.
A segunda parte dá início à trajetória de Jesus, com o anúncio do Arcanjo Gabriel à Maria de que ela seria a escolhida para ser a mãe do filho de Deus. Por fim, a terceira parte acontece quando os sacerdotes começam uma trama contra Jesus, passando pela prisão, morte e ressurreição.
Um dos momentos que promete emocionar o público é a ascensão de Jesus aos céus, deixando sua mensagem de amor e paz, como uma reflexão para toda a humanidade.
Drama da Paixão: 14 cenários
O espetáculo é encenado em um espaço de 15 mil m². São 14 réplicas alusivas aos locais sagrados de Jerusalém, como Palácio de Pilatos, templo, Casa de Maria, mesa para a Santa Ceia, além de aquedutos romanos, cruz e cenáculo.
O Drama da Paixão de Santana de Parnaíba possui várias etapas de produção, iniciadas logo após o Carnaval. A etapa artística, por exemplo, compreende a seleção de elenco, pesquisa, oficinas vocais, ensaio e superprodução de figurinos.

Jesus Cristo
Jesus Cristo é protagonizado por Sinnayder Barcelos pela 17ª vez no Drama da Paixão da cidade. Antes de interpretar Jesus, Sinnayder acumulou uma década de experiência como figurante em vários personagens. Já a interpretação de Moisés contará com atores em duas fases, Isaque Patrício (fase jovem) e Masuque Oliveira (idade adulta).
A maior parte do elenco é composta por moradores de Santana de Parnaíba, como pais que foram acompanhar os filhos e passaram a fazer parte do espetáculo, inclusive residentes que foram estudar teatro e, hoje, trabalham como profissionais em grandes produções de teatro e tevê.

Serviço
Drama da Paixão de Santana de Parnaíba
Data: 2 a 4 de abril
Horário: a partir das 20h30
Local: Barragem Edgard de Souza – Estrada dos Romeiros, km 40, às margens do rio Tietê
Entrada gratuita. Quem puder, leve 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 18 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






