Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

​Doria confirma chegada de mais 5,5 milhões de doses de vacina contra o coronavírus no dia 24

Logo Giro
O quarto lote de imunizantes chegará em voo no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (24), o Instituto Butantan receberá na próxima quinta-feira (24) mais de 5,5 milhões de doses da vacina contra o coronavírus, a CoronaVac. Além do carregamento da véspera de Natal, outros dois devem desembarcar no país na última semana do ano, totalizando 10,8 milhões de doses em solo brasileiro. O comunicado foi feito por meio de coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital. 

O quarto lote de imunizantes chegará em voo no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Os três carregamentos anteriores, enviados também em dezembro pela biofarmacêutica Sinovac Biotech, de Pequim na China, desembarcaram no Aeroporto de Cumbica, na cidade de Guarulhos.

Segundo o Instituto, as remessas anteriores garantiram 3,12 milhões de doses ao Butantan. O novo carregamento é formado por 2,1 milhões de doses já prontas para aplicação e mais 2,1 mil litros de insumos, correspondentes a 3,4 milhões de doses. Os carregamentos finais de 2020 estão previstos para os dias 28, com 400 mil doses, e 30, com mais 1,6 milhão de doses.

“Estamos ampliando o estoque para termos certeza e convicção de que nenhum insumo faltará ao estado de São Paulo”, afirmou o governado do estado de SP, João Doria (foto: Divulgação/Instituto Butantan) 

100 milhões de seringas e agulhas para vacinação de coronavírus

Durante a coletiva de imprensa, Doria também comunicou que o estado de São Paulo irá adquirir 100 milhões de seringas e agulhas para a aplicação da CoronaVac, que esta prevista para começar em 25 de janeiro. A compra será divida em 27 pregões no site da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC), realizados entre 18 e 23 de dezembro. Cada pregão prevê a aquisição de dois milhões de unidades de seringas de um e de três ml e três tipos de agulhas.

“São Paulo está adicionando mais 100 milhões de seringas e agulhas ao seu estoque para a vacinação contra covid-19. Estamos ampliando o estoque para termos certeza e convicção de que nenhum insumo faltará ao estado de São Paulo, para atender a população na vacinação que começa no dia 25 de janeiro. Todos os insumos serão distribuídos nos 645 municípios do Estado”, disse o governador .

O quarto lote de imunizantes chegará em voo no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, de acordo com o cronograma e públicos prioritários previstos pelo Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo. As empresas vencedoras poderão entregar os insumos até julho, de acordo com a definição de cada um dos pregões.

O Governo de São Paulo já havia adquirido, neste segundo semestre de 2020, outras 21 milhões de seringas e agulhas para as vacinações de rotina do ano, contando com uma reserva estratégica de 11 milhões para a imunização do novo coronavírus. Estes insumos foram distribuídos para os 27 Grupos de Vigilância Epidemiológica localizados em todas as regiões. Em 2019, 77 milhões de seringas e agulhas foram utilizadas nas ações de rotina de imunização contra múltiplas doenças. Na primeira fase da vacinação está prevista a imunização de 9 milhões de pessoas dos grupos prioritários: profissionais de saúde, idosos, moradores de casas asilares, indígenas e quilombolas.

Receba nossas notícias em seu e-mail