Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Transações DOC e TEC terminam definitivamente nesta quinta (29)

Logo Giro
Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC) deixou de ser oferecida (Divulgação/Reprodução/Site/gov.br)

A decisão pela exclusão do DOC tem relação com a preferência dos clientes pelo PIX, que ficou em 1º lugar en um levantamento

A transferência via Documento de Ordem de Crédito (DOC) encerrou, de forma definitiva, nesta quinta-feira (29), pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os bancos puderam oferecer a modalidade até o dia 15 de janeiro, com a possibilidade de agendamento das transferências até a data de hoje.

Além do DOC, que foi um dos mais tradicionais meios de pagamento por décadas no Brasil, a Transferência Especial de Crédito (TEC), deixou de ser oferecida pelas instituições bancárias. As duas operações eram realizadas, exclusivamente, por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários.

Já em relação à Transferência Eletrônica Direta (TED), não foram anunciadas modificações.

PIX derrubou o DOC

Segundo a Febraban, a decisão pela exclusão tem relação com a preferência dos clientes pelo PIX. Criado em 1985 pelo Banco Central, o sistema DOC vinha sendo usado cada vez menos nos últimos anos, principalmente depois do lançamento do PIX em novembro de 2020.

Um levantamento da instituição mostra que o Documento de Ordem de Crédito ficou em 7º lugar entre os principais meios de pagamento utilizados no ano passado. Depois do PIX, no topo da lista, vêm o cartão de crédito e o cartão de débito como os preferidos pelo cidadão.

Para relembrar, transações via DOC ou TEC, o valor máximo permitido era de R$ 4.999,99. Na primeira, as operações eram efetivadas um dia após o recebimento da ordem de transferência pelo banco. Já na segunda, a transferência era feita, no máximo, até o final do dia em que foi dada a ordem.

Com informações de G1.

LEIA MAIS: ICMS: Barueri, Osasco e outras dez cidades receberam mais de R$ 92 milhões

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.