Celebrado nesta quinta-feira (29), as festividades do padroeiro de Carapicuíba são feitas pela Paróquia São Pedro Apóstolo, na vila Sulamericana; veja mais informações
Nesta quinta-feira (29), Carapicuíba celebra o feriado de seu padroeiro, São Pedro. Em virtude da festividade, a próxima sexta-feira (30) será ponto facultativo e alguns serviços terão seus horários de funcionamento alterados.
Nos dias 29, as unidades do Ecopontos municipais estão fechadas, retomando o atendimento na sexta-feira (30) e no sábado (1º), das 8h às 12h.
Continuam operando normalmente nos dias 29 e 30 de junho, os prontos-socorros, parques, a Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, serviço funerário, equipes do Samu, equipes de trânsito e outros serviços de urgência e emergência.
Leia Mais: Carapicuíba abre inscrições para concurso do hino municipal
Estarão fechados nas datas o Paço Municipal, as repartições públicas, as unidades básicas de saúde (UBS’s), unidade saúde da família (USF’s), policlínica, a unidade do Ganha Tempo no Shopping Carapicuíba e as redes municipais e estaduais de ensino.
Festa de São Pedro

Celebrado no dia 29, as festividades do padroeiro de Carapicuíba são feitas pela Paróquia São Pedro Apóstolo, com apoio da por meio da administração municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo. O espaço religioso está localizado na praça São Pedro, 10, Vila Sulamericana, próximo ao bairro Cidade Ariston.
Confira abaixo a programação completa.
– 5h: Alvorada;
– 6h: Missa da Alvorada;
– 10h: Missa Solene com o bispo diocesano;
– 16h: Procissão;
– 18h: Quermesse
História de São Pedro como padroeiro de Carapicuíba
Em meados de 1926 foi instalada em Carapicuíba a empresa Fiação Sul Americana, uma fábrica de fios e tecidos montada por imigrantes ingleses. Foi criado no local um espaço onde os operários pudessem praticar sua fé religiosa, que também se tornou ponto de encontro da comunidade. Os donos da fábrica eram devotos de São Pedro e as reuniões culminaram em comemorações ao santo, que após a emancipação de Carapicuíba, foi considerado padroeiro da cidade. Anos mais tarde, por volta dos anos 1970, foi construída uma igreja, hoje Paróquia São Pedro Apóstolo, no centro da Vila Sulamericana, onde hoje é celebrada a festa.