O mês de dezembro é marcado pela campanha para conscientização da prevenção da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV e Aids (Unaids), a cada 15 minutos uma pessoa é infectada com o vírus.
Em 2021, de acordo com dados apurados pela reportagem do Giro S/A, Barueri registrou 95 casos de HIV, Cajamar diagnosticou 17 novos casos, Carapicuíba 98 novos casos, enquanto Cotia listrou 63 pessoas infectadas pelo vírus. Já Jandira, neste ano, registrou uma morte causada pela HIV, enquanto Itapevi registrou 53 casos da doença.
“O HIV é transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV, pelo compartilhamento de objetos perfuro cortantes contaminados, como agulhas, alicates, etc., de mãe soropositiva, sem tratamento, para o filho durante a gestação, parto ou amamentação”, explica o Ministério da Saúde, por meio de boletim à impressa.
Além disso, o estado de São Paulo registrou queda de 44,8% na taxa de mortalidade por Aids e de 42% na incidência de casos da doença nos últimos dez anos.
Para prevenir e conscientizar os munícipes das 11 cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da região oeste da Grande São Paulo (Cioeste), estão realizando testes rápidos sorológicos para detectar sífilis, hepatite B e C e HIV, junto à acolhimento e palestras preventivas.
Confira abaixo as principais ações combativas à doença e outras e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Até o fim desta reportagem, Osasco, Araçariguama, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista não enviaram os dados solicitados pelo Giro S/A.
Araçariguama
No último dia 2 de dezembro, foi realizada na Praça da Matriz, a testagem rápida de HIV e Sífilis. Durante o mês, além dos testes rápidos de HIV e Sífilis que estão sendo realizados nas UBS Centro e Terra Baixa, tiveram palestras e outras ações de conscientização e prevenção.
Barueri
O município de Barueri registrou até 30 de novembro, cerca de 243 novos casos de sífilis e 95 casos de Aids. A secretaria de saúde do município vem realizando em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), testes rápidos para HIV, síifilis e Hepatites de segunda a sexta-feira das 7h às 21h. Trata-se de uma intensificação das ações de conscientização, uma vez que os testes rápidos são realizados nas UBSs o ano inteiro.
Os testes rápidos sorológicos (resultados ficam prontos em 10 minutos no máximo) detectam sífilis, hepatite B e C e HIV. Se positivado, o paciente é encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
Na UBS Benedicta Carlota, que está abrigando toda a equipe da UBS Adauto Ribeiro enquanto passa por reforma completa, foram realizados 47 testes rápidos nesse período. “Houve apenas um caso positivo para HIV”, revela Luciana Queiroz, enfermeira responsável pelo Programa IST/Aids da Unidade.
“Os casos de sífilis, entretanto, em adolescentes e em casais casados têm aumentado”, complementa ela.A dificuldade nesses casos está em conjugar o tratamento das duas pessoas. Se tratar somente de uma pessoa, a outra pode se reinfectar”, salienta a especialista.
“Além dos exames de carga viral (CD3 e CD4), o paciente do SAE passa por uma equipe multidisciplinar (assistente social, psicólogo, atendente de enfermagem etc.)”, conta Reinildo de Souza, coordenador do Programa de IST/Aids de Barueri. “Após tratamento de dois a seis meses, o paciente estará indetectável. Todas as fases do tratamento são realizadas em Barueri”, arremata ele.
Cajamar
Em Cajamar, foram registados em 2021, 17 novos casos de HIV e 67 casos sífilis sendo, 37 casos de sífilis (indeterminada), 24 casos de sífilis em gestantes e seis casos de sífilis congênita.
Como ações preventivas, a cidade informou que vem realizando testes rápidos realizados em todas as unidades de saúde e distribuição de preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante para as unidades de saúde, empresas do município e no CTA livre demanda. Também distribuímos material sobre Prevenção de IST’s.
Carapicuíba
Ao Giro S/A, Carapicuíba informou que os casos de são diagnosticados nas UBSs e a notificação enviada para a Vigilância Epidemiológica e lançada no sistema chamado Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). O HPV por mais que seja atendido nas unidades, não é doença de notificação compulsória. Em 2021 foram diagnosticados 98 novos casos de HIV.
“Quanto ao combate, a principal medida para 2021 foi a capacitação dos profissionais da Atenção Básica para ampliação da testagem das unidades. Também realizamos o dezembro vermelho com exames de testagem de HIV/Aids, Sífilis e Hepatite C. Para o próximo ano, com o fim da pandemia, o objetivo é atuar com o CTA móvel para percorrer o município e fazer a testagem nas comunidades, principalmente em locais de difícil acesso. Também estamos em Conjunto com a Casa do Adolescente montando um projeto para orientação dos adolescentes e jovens no contexto das ISTs e a importância da prevenção”, informou a prefeitura de Carapicuíba.
Cotia
No início de dezembro, Cotia realizou a campanha “Fique Sabendo”, com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre Infecção Sexualmente Transmissível (IST), Sífilis e Hepatites Virais. A campanha chega à 14ª edição no município.
A qualquer período do ano, a população pode realizar os testes gratuitamente, sem agendamento, no SAE/CTA que fica na Av. Prof. Manoel José Pedroso, 843, piso 1, Vila São Francisco. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Informações pelo telefone 11 4616-5921 e e-mail (saecotia@gmail.com).
Assim como em anos anteriores, a campanha de 2021 visa ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, e vincular o portador do HIV à referência de atendimento do município, o SAE/CTA, e ofertar o tratamento após o diagnóstico.
O município, em 2021, a cidade diagnosticou 63 casos de HIV, 33 casos de Sífilis e 36 casos de Hepatite. Além disso, a cidade também oferece a distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos, oferta de testes rápidos, profilaxia pós-exposição e palestras.
Itapevi
Neste ano de 2021, a Secretaria de Saúde de Itapevi registrou 13 casos de crianças expostas ao HIV, 6 gestantes com HIV, 17 casos de hepatites virais, 27 casos de sífilis congênita, 63 de sífilis em gestantes e 128 de sífilis não especificada. Em geral, foram 53 casos identificados de HIV e um caso em criança.
A cidade vem promovendo, desde o início do ano, encontros, reuniões e orientações sobre as notificações de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) junto às instituições de saúde, profissionais da área de saúde até a implantação de testes rápidos na maternidade do Hospital Geral de Itapevi pela Prefeitura.
Equipes de coordenação de enfermagem e responsáveis técnicos receberam treinamento para atendimento e adoção de novos protocolos de atendimento e realização de testes com o objetivo de melhor atender a população.
Entre os dias 1º e 7 de dezembro de 2021 foi realizada a Campanha Fique Sabendo, oferta de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites, sendo dia D em 4 de dezembro. Vale lembrar que esta foi uma ação de intensificação, mas durante todo o ano há assistência da saúde básica em relação ao assunto para os moradores da cidade.
Até o dia 31 dezembro, a Prefeitura promove o “Dezembro Vermelho”, ação também de intensificação da oferta de teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatites.
Jandira
Em 2021, Jandira registrou 33 novos casos de HIV, sendo 25 eram homens e sete mulheres. Dos 33 casos, 29 são casos novos pessoas que acabaram de descobrir que tem HIV, três são pessoas que já sabiam que era HIV positivo. Entre estes 29 casos novos um foi a óbito por HIV.
Osasco
Entre os dias 1° e e 7/12 a campanha, Osasco realizou a campanha “Fique Sabendo 2021”, voltada ao combate de infecções sexualmente transmissíveis, como a Sífilis e o HIV. Durante esse período aconteceram diversas atividades voltadas à conscientização da população e a importância da prevenção do HIV (vírus da imunodeficiência humana) e do sexo seguro.
Com o slogan: “Não fique na dúvida, faça o teste e previna-se!”, a campanha oferecerá gratuitamente teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite C e distribuição de preservativos em diversos pontos do município.
“O teste rápido, como já diz, é simples e o resultado é obtido em aproximadamente 20 minutos. O atendimento será realizado por profissionais da saúde capacitados e o sigilo das informações da pessoa testada é garantido. Haverá possibilidade de encaminhamento de casos positivos para tratamento na rede municipal de saúde”, explicou Ismária C. S. Francci, coordenadora do programa.
Ao longo do ano, a cidade também realiza os testes para identificar a doença em todas as UBSs da cidade. Para mais informações entre em contato com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE de Infectologia) da prefeitura, no telefone: (11) 2183-0763.