Os deputados federais Aluísio Mendes (Republicanos-MA) e Mendonça Filho (União-PE) começaram nesta semana uma agenda de reuniões com governadores para discutir e convidá-los a participar das audiências públicas da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.
O primeiro compromisso foi em São Paulo, onde os parlamentares se reuniram com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Antes do encontro no Palácio dos Bandeirantes, eles conversaram com o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP), que também acompanhou a reunião. A agenda ocorreu na tarde de segunda-feira (22) e se estendeu por cerca de uma hora e meia.
Após São Paulo, a comitiva pretende se reunir com os governadores Ronaldo Caiado (União), de Goiás; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Ratinho Júnior (PSD), do Paraná; e Jerônimo Rodrigues (PT), da Bahia.
De acordo com Aluísio Mendes, São Paulo foi escolhido como ponto de partida por ser o estado mais rico do país, ter a segurança como prioridade de governo e acumular experiência no enfrentamento ao crime organizado, já que abriga a base do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Leia também
Na semana passada, o parlamentar destacou na Câmara dos Deputados o assassinato do ex-delegado da Polícia Civil paulista Ruy Ferraz Fontes, classificando o caso como “gravíssimo” e um “assassinato brutal”. Para ele, o episódio evidencia a urgência de fortalecer a articulação das forças de segurança para não “perder essa batalha”.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.