Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Dengue: Carapicuíba utiliza drones para monitorar focos

Logo Giro
Os equipamentos sobrevoam Carapicuíba e identificam as áreas de risco (Divulgação/Prefeitura de Carapicuíba)

Segundo o painel de monitoramento do governo estadual, Carapicuíba tem 31 casos confirmados da doença e 136 em investigação; veja mais

O município de Carapicuíba adotou uma nova tática no combate à dengue, utilizando drones para localizar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. As informações foram divulgadas na segunda-feira (19) pela administração municipal.

A medida íntegra o mutirão “Patrulha da Dengue”. Segundo o painel de monitoramento do governo do Estado de São Paulo, a cidade tem 31 casos confirmados da doença e outros 136 em investigação.

Com os equipamentos, a gestão municipal monitora possíveis locais que tenham a presença do mosquito, como caixas d’água sem tampa, lajes com água parada, locais de descarte irregular de lixo e entulho, entre outros.

Combate à dengue: vistorias em bairros de Carapicuíba

Para evitar a proliferação da dengue, Prefeitura de Carapicuíba vem investindo em outras ações preventivas. Na última semana, o bairro Cidade Ariston, local com maior incidência de casos de dengue, passou por vistorias, com o drone.

No início do mês de fevereiro, a Secretaria de Saúde da cidade realizou o treinamento dos novos agentes comunitários de saúde (ACS’s). A atividade visou instruir os profissionais de como realizar as abordagens no combate aos criadouros de Aedes aegypti.

Cidade vem promovendo diversas ações no combate à dengue (Divulgação/Prefeitura de Carapicuíba)

“A campanha 2024 tem como tema “Todos Contra a Dengue” e já está em veiculação nas redes sociais da Prefeitura, além de carros de som e panfletagem para conscientizar os moradores. Além da capacitação, a Secretaria de Saúde segue monitorando os principais bairros da cidade. As equipes distribuem telas para serem colocadas nas caixas d’águas, como meio de prevenção e combate aos possíveis focos do mosquito”, ressaltou a Prefeitura de Carapicuíba.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail