Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Dengue: Barueri inicia vacinação nesta quarta (19)

Logo Giro
Dengue: Barueri inicia vacinação nesta quarta (19)
A imunização não poderá ser aplicada simultaneamente com outras do Calendário de Vacinação (Divulgação/Secom Barueri)

Segundo a administração municipal, a medida visa a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes do vírus da dengue; veja mais

Começa nesta quarta-feira (19), em Barueri, a inicia a “Estratégia de Vacinação contra a Dengue”. Essa ação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e visa imunizar crianças e adolescentes, que possuam entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Segundo a administração municipal, a medida visa a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções causadas pelo vírus da doença, cuja transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. 

Leia Mais: Dengue: Carapicuíba e Jundiaí têm vacinação para crianças e adolescentes

O esquema vacinal contra doença é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. Pessoas que já foram infectadas com o vírus devem aguardar seis meses para tomar essa vacina.

Para receber o medicamento, os pais ou responsáveis dos jovens devem apresentar RG, ou certidão de nascimento, cartão do SUS e Caderneta de Vacinação.

Vacinação contra a dengue em Barueri: detalhes

Dengue: Barueri inicia vacinação nesta quarta (19)
Vacinação acontece em todas as UBSs da cidade (Divulgação/Secom Cotia)

Caso a infecção ocorra após o início do esquema vacinal, não há alteração no intervalo entre a primeira e a segunda dose, desde que a segunda não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

“Importante ressaltar que esse intervalo não prejudica a resposta imunológica para a complementação do esquema, não sendo necessário reiniciá-lo”, explica a Prefeitura. 

Leia Mais: URGENTE: Incêndio de grandes proporções destrói galpão em Barueri

Além disso, a imunização não poderá ser aplicada simultaneamente com outras do Calendário de Vacinação. É válido verificar com os profissionais da sala de vacina na UBS o intervalo desse imunizante com os demais que, em geral, podem ser tomados com intervalos entre 24 horas e 30 dias.

O medicamento é produzido pelo laboratório japonês Takeda. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail