O Curso de Atendimento Pré-Hospitalar da Defesa Civil contou com 89 horas-aula teóricas e 142 práticas. Cerimônia de pessoa ocorreu no dia 9 de fevereiro
A Defesa Civil de Barueri formou 17 novos socorristas, que concluíram o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar. A cerimônia de formatura ocorreu no dia 9 de fevereiro no auditório do Parque da Maturidade. Estiveram presentes Roberto Lago, coordenador da Defesa Civil; Robson Dias Pereira, coordenador adjunto da Defesa Civil, orador do evento; entre outras autoridades do município.
A banda da Guarda Civil, sob a regência do maestro Emerson Faria de Souza, executou o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Barueri, além de alguns sucessos internacionais, como “New York, New York”.
Defesa Civil: curso tem mais de 230 horas
Elaborado de acordo com o estabelecido na portaria 2.048 de 05/11/2002 do Ministério da Saúde, o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar contou com 89 horas-aula teóricas e 142 práticas. Os assuntos abordados foram: anatomia e fisiologia; manejo de vias aéreas e ressuscitação cardiorrespiratória; biossegurança; ferimentos, hemorragia, bandagens e choque; traumas musculoesqueléticos e imobilização; remoção de vítimas; assistência ao parto e cuidados com recém-nascidos; além de salvamentos aquático, em altura e terrestre; acidentes com múltiplas vítimas e emergências clínicas.
Medalha de ouro
O aluno Gabriel Rodrigues Mandu, de 20 anos, foi o melhor aluno da turma. Técnico em contabilidade formado no extinto ITB do Parque Viana, Mandu subiu ao palco e deu um depoimento sobre sua experiência no curso. “Tive dificuldade no começo, mas fui melhorando ao longo do curso”, confessou o socorrista, que obteve aproveitamento de 95%.
Ao final da solenidade, foi exibido um vídeo com os momentos mais marcantes do curso. Robson Pereira lembrou que “onde há vida, há Defesa Civil”. Segundo Pereira, em 2023 foram atendidas 3,330 ocorrências.
Uma frase chamou atenção ao final do vídeo: “O destino dos feridos está nas mãos de quem aplica o primeiro curativo”, do médico estadunidense Nicholas Senn (1844-1908).
LEIA MAIS: ICMS: Barueri, Osasco e outras dez cidades receberam mais de R$ 47 milhões
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.