Onda de frio atingirá todas as regiões do estado paulista a partir das primeiras horas desta sexta-feira (23), permanecendo até domingo (25); saiba mais detalhes
Em virtude da chegada de uma massa de ar frio ao estado de São Paulo, a Defesa Civil emitiu um alerta na quinta-feira (22), sobre uma onda de frio que atingirá todas as regiões do estado paulista a partir das primeiras horas da próxima sexta-feira (23), permanecendo até domingo (25).
Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), uma massa de ar frio deve avançar, derrubando as temperaturas em Osasco e região. De acordo com o Climatempo, além do município, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Cotia, Cajamar, Santana de Parnaíba, Itapevi e Jandira registrarão temperatura mínima de 8°C e máximas de 22°C.
Em Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e Araçariguama, a temperatura mínima pode chegar a 9°C e máxima de 22°C. Nas 12 cidades da Região Oeste da Grande São Paulo, que integram o consórcio Cioeste, na sexta-feira (23), o dia deve começar com muitas nuvens, mas o sol passa a predominar a partir do fim da manhã. Céu claro e acentuada queda de temperatura entre a tarde e à noite. A máxima de 21°C será registrada no meio da tarde e a mínima de 11°C no fim da noite. Os menores percentuais de umidade oscilam em torno dos 35%.
Leia também
O sábado (24) segue com temperaturas baixas e predomínio de sol, devido a massa de ar frio e seco. Os termômetros variam entre mínimas de 9°C e máximas que podem chegar aos 19°C. A umidade relativa do ar deve atingir valores mínimos em torno dos 40% no período da tarde e não há previsão de chuva.
Enquanto o domingo (25), será sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Pode haver chuviscos e garoas em algumas regiões. Mínimas de 10°C e máximas de 23°C.
Orientações e recomendações
Em virtude do cenário meteorológico dos próximos dias, a Defesa Civil recomenda ficar atento aos sintomas de doenças que ocorrem mais no período do frio, como gripe, resfriado, pneumonia e meningite. [E essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.
“A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, a ocorrência de doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados”.
Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de baixas temperaturas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS.






