O Centro de Operações Integradas (COI) de Osasco, plataforma de videomonitoramento de segurança pública, teve seu serviço ampliado para todos os bairros da cidade. O programa irá integrar o programa “Vigia Osasco”. As informações foram divulgadas na última quinta-feira (23).
Implantado por meio do decreto municipal nº 13221/2022, o “Vigia Osasco” está em funcionamento desde janeiro e visa obter maior gerenciamento, monitoramento e controle das imagens capturadas de câmeras de segurança pública ou privadas do município, que são diretamente integradas ao COI. De acordo com a administração municipal, o novo serviço irá contribuir com as ações preventivas e reativas feitas pela Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM).
A nova ferramenta foi anunciada, na última quarta-feira (22), pelo prefeito Rogério Lins (Podemos), durante uma visita à sede do COI no Vila Yolanda. “Nossa Central de Operações vai passar por uma ampliação de equipamentos para atender ao programa ‘Vigia Osasco’, uma importante ferramenta que une poder público, população e setor privado. Agora Osasco será uma das cidades mais monitoradas do Brasil. O Vigia Osasco trará mais centenas de câmeras inteligentes ao nosso COI e, além disso, compramos mais armamentos e mais viaturas e teremos mais 160 policiais, que estão ingressando na GCM. Os investimentos em segurança continuam”, comentou o gestor público.
Além disso, a administração municipal também anunciou a implantação do aplicativo “Vigia Osasco”. A aplicação esta em fase de testes e foi elaborado em parceria entre as Secretarias de Segurança e Controle Urbano (Secontru) e de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico (Setide), e será disponível para smartphones. O aplicativo permitirá fazer o monitoramento e a vigilância em tempo real de ruas e avenidas ligadas ao programa “Vigia Osasco”. Enquanto os casos suspeitos poderão ser denunciados à Central por meio de um botão de alerta.
Segundo a Prefeitura, os interessados em aderir ao “Vigia Osasco” deverão possuir o kit do Programa Vigia Osasco, descrito no Anexo I do Decreto nº 13221/2022, com as diretrizes apontadas no Anexo II, conforme orientação disponibilizada pela Secretaria de Segurança e Controle Urbano. Entre os requisitos para adesão do programa estão: autorização de acesso, placa de identificação da ação e concessão de imagens captadas por seus equipamentos de segurança, pois essas imagens serão integradas ao Central de Operações Integradas para que os agentes de segurança do município possam atuar preventivamente ou reativamente nas ocorrências detectadas.
Acompanharam a visita, o vice-presidente do Legislativo de Osasco, vereador Josias da Juco (PSD), e o secretario adjunto de Segurança, Adilson Moreira, entre outros.