Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

De janeiro a maio de 2022, Barueri, Cotia e outras três cidades registraram 740 acidentes de trânsito

Logo Giro
Em Cotia, o município montou um cenário retratando as mortes no trânsito no ano de 2021, na avenida Eng. Leon Psanquevic (Vagner Santos/Prefeitura de Cotia)

O mês de maio ascende um importante alerta para a sociedade, sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Desde 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza o movimento “Maio Amarelo”, para criar um trânsito com condutores mais conscientes. A campanha utiliza a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.

Levantamento feito pela reportagem do Giro S/A, apontou que nos cinco primeiros meses do ano, as cidades de Barueri, Cajamar, Cotia, Jandira e Vargem Grande Paulista registraram, juntas, cerca de 746 acidentes de trânsito, entre colisões, tombamentos, choque e outros. A pesquisa foi feita junto às prefeituras dos municípios com a plataforma Infosiga do governo estadual, na quarta-feira (18).

De janeiro até a primeira metade de maio de 2022, Barueri registrou 509 sinistros de trânsito, que deixaram 263 vítimas, sendo seis delas fatais – cinco motociclistas e um atropelamento por motocicleta. Neste mesmo período, Cotia anotou 183 ocorrências viárias, com cinco mortos.

Já Cajamar registrou 116 incidentes com sete vítimas fatais. Enquanto Jandira e Vargem Grande Paulista catalogaram 37 e 22 acidentes, respectivamente, e uma morte cada.

Até o fechamento desta reportagem, Araçariguama, Carapicuíba, Itapevi, Osasco, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e São Roque não responderam com os dados solicitados.

Barueri foca suas açõespara aos motociclistas, ciclistas e pedestres com o tema “Vulnerabilidade e Fragilidade da Vida no Trânsito” (Divulgação/Prefeitura de Barueri)

Mobilizações
Desde o início de maio, Barueri foca suas ações do “Maio Amarelo” para aos motociclistas, ciclistas e pedestres com o tema “Vulnerabilidade e Fragilidade da Vida no Trânsito”. A ação visa Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) conscientizar a sociedade para a responsabilidade como elemento principal do trânsito seguro.

Neste mês, no entanto, são realizadas várias formas de chamar a atenção, como: instalação de laços na cor amarela, adesivos em ônibus e faixas com mensagens temáticas, distribuição de material informativo impresso e lixocar (lixeira para o interior do veículo) em diversos locais de Barueri, palestras, reuniões e blitzes educativas.

Os agentes da irão ministrar palestras nas Secretarias Municipais, empresas e escolas com ênfase ao movimento “Maio Amarelo”, além de blitzes em conjunto com a CCR Viaoeste voltadas aos motociclistas. Das principais ações desenvolvidas pela Semurb para este ano, destaca-se o retorno das atividades educativas na rede de ensino, ação com os transportadores escolares e blitz educativa com motociclistas.

Em Cotia, o município montou um cenário retratando as mortes no trânsito no ano de 2021, na avenida Eng. Leon Psanquevich, a administração municipal instalou um “cemitério” cheio de cheio de cruzes, túmulos e a figura da morte instalados às margens da via. A Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram) registrou 32 mortes em acidentes viários no ano passado. Ao Giro S/A, a administração informou Semana Nacional do Trânsito – realizada entre 18 a 25 de setembro deste ano – preparará uma programação especial focada na sensibilização da população sobre as leis de trânsito eimportância de respeitá-las para evitar acidentes.

Já no município de Cajamar, esta sendo realizada a campanha nacional “Juntos Salvamos Vidas”, com a confecção e distribuição de adesivos, cartazes e panfletos, bem como a instalação de faixas e postagem semanal nas redes da prefeitura material de conscientização sobre o tema. Além disso, a cidade esta promovendo educativas em pontos específicos da cidade, apresentando problemas graves no comportamento dos motoristas e pedestres.Serão distribuídos panfletos e adesivos, além da abordagem de pessoas com uma pesquisa de opinião geral, sobre a visão de possíveis melhorias naquela região.

Em conjunto com os demais municípios participantes do Projeto Educa no Brasil, realizaremos o “Dia D – Maio Amarelo Observatório Educa – Tema: Juntos salvamos vidas!”, no dia 19 de maio.

Ao Giro S/A, Jandira vendo sendo realizadas ações de divulgação dos temas em outdoors e nas redes sociais. A Secretaria de Mobilidade Urbana e Transportes do município realizará reuniões com o intuito de envolver os mais diversos segmentos (órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade) para discutir o tema e adotar medidas que tornem o trânsito mais seguro em todos os modais numa ação contínua que conjuminará com a Semana Nacional de Trânsito.

Em Vargem Grande Paulista, para o “Maio Amarelo” está tendo a de faixas de divulgação com informações de segurança no trânsito, palestra sobre o assunto em unidades escolares, bloqueio de veículos para realizar orientação de segurança no trânsito, distribuição de panfletos contendo orientações segurança no trânsito nas ruas de grande fluxo de veículos e instalação de faixas de divulgação com tema “semana nacional do trânsito.

Receba nossas notícias em seu e-mail