Linha 9 – Esmeralda apresentou falhas durante o período da manhã desta segunda (30), complicando a rotina dos usuários; operação Paese foi acionada, segundo a concessionária ViaMobilidade
Parece notícia repetida, mas não é. Desta vez, um curto-circuito na rede aérea na região da estação Imperatriz Leopoldina, administrada pela concessionária ViaMobilidade, afetou a circulação de trens da Linha 8-Diamante, que corta as principais cidades que compõem o consórcio de municípios *Cioeste, na manhã desta segunda-feira (30). Funcionários ajudaram os passageiros a descer dos vagões.
A ViaMobilidade informou que, para minimizar os impactos causados pela falha, acionou ônibus gratuitos do Paese entre as estações Lapa e Carapicuíba. “Os trens estão operando com maior intervalo e circulam em via singela (via única) entre Lapa e Osasco. Os passageiros estão sendo orientados por avisos sonoros e pelos Agentes de Atendimento e Segurança. Técnicos da concessionaria atuam para a normalização da operação”, garantiu a empresa.
Linha 9 – Esmeralda
Além dos transtornos na Linha 8 – Diamante, os passageiros da região também enfrentaram problemas na Linha 9 – Esmeralda, que apresentou falha entre as estações Pinheiros e Ceasa. Segundo a ViaMobilidade, às 6h30 houve uma oscilação de fornecimento de energia e os trens circularam em velocidade reduzida.
“Às 7h30, técnicos da ViaMobilidade atuaram na estação Cidade Universitária da Linha 9-Esmeralda para esvaziar um trem que apresentou falha no sistema de tração. A operação já foi normalizada”, afirmou a empresa.
Reunião entre o governador e ViaMobilidade
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cobrou durante reunião realizada com representantes da concessionária ViaMobilidade, que administra as Linhas 8- Diamante e 9 – Esmeralda, os planos e propostas de modernização dos serviços e melhorias no atendimento em ambas as linhas. “Os usuários do transporte não podem acordar cedo e não ter a certeza de que terão os trens à disposição. A operação do sistema tem de ser segura e de qualidade”, destacou Freitas.
**O Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) é formado pelas cidades de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.