Nesta terça-feira (21), comemora-se 48 anos de história de um dos maiores bairros da região oeste da Grande São Paulo, o Alphaville. Dividido entre duas importantes cidades que integram o consórcio Cioeste, Barueri e Santana de Parnaíba, a origem do nome de batismo do bairro está ligada a um clássico do cinema francês.
De acordo com reportagem publicada pela revista “Isto é”, em meados da década de 1970, a empresa Albuquerque Takaoka se inspirou no longa-metragem “Alphaville” de Jean-Luc Godard, para nomear o primeiro grande bairro projetado no Brasil. O loteamento visava idealizar condomínios residenciais e empresariais em um só lugar.
Estrelado por Anna Karina e Eddie Constantine, a produção apresenta uma cidade que é comandada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos em seus habitantes. Lemmy Caution é um agente enviado ao local, com a missão de encontrar o professor von Braun, criador de Alpha 60. Seu objetivo é convencê-lo a destruir a máquina. No percurso Natacha, a filha do professor, lhe ajuda como guia.
O longa-metragem venceu o prêmio Urso de Ouro no Festival de Berlim de 1965. “Alphaville” está disponível para assistir online, no streaming Mubi.
Confira abaixo o trailer.