giro

Crise com Israel: Lula chama de volta embaixador do Brasil

Logo Giro
Presidente Lula fez declaração polêmica sobre Israel durante coletiva (Ricardo Stuckert / PR)

Chamado aconteceu após embaixador brasileiro ser convocado pelo governo de Israel para esclarecimentos. Lula foi declarado persona non grata

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de volta ao Brasil o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer para consultas. A medida aconteceu após Meyer ter sido convocado por autoridades israelenses, nesta segunda-feira (19), para dar explicações sobre uma declaração do presidente brasileiro, que no domingo (18) comparou os ataques de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto, que tirou a vida de milhares de judeus durante a 2ª guerra.

A desocupação do posto em Tel Aviv indica um agravamento do impasse diplomático entre Brasil e Israel e pode, eventualmente, ser o primeiro passo para o esfriamento ou até o rompimento das relações bilaterais.

Crise com Israel: Lula chama de volta embaixador do Brasil
O embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer (Geraldo Magela/Agência Senado)

LEIA TAMBÉM: Em evento, presidente Lula confirma inauguração da Universidade Federal de Osasco

“Diante da gravidade das declarações desta manhã do governo de Israel, o Ministro Mauro Vieira, que está no Rio de Janeiro para a reunião do G20, convocou o embaixador israelense Daniel Zonshine para que compareça hoje ao Palácio Itamaraty, no Rio. E chamou para consultas o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, que embarca para o Brasil amanhã”, disse o ministério por meio de nota.

Reações a fala de Lula

As declarações de Lula, que também classificou como “genocídio” as mortes na Faixa de Gaza, foram feitas, em entrevista a jornalistas na Etiópia, durante a cúpula da União Africana. O presidente comparou Gaza com o Holocausto no momento em que criticava países ricos que suspenderam o financiamento à agência da Agência da ONU de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo.

“Quando eu vejo o mundo rico anunciar que está parando de dar contribuição para a questão humanitária aos palestinos, fico imaginando qual é o tamanho da consciência política dessa gente e qual o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio”, disse Lula.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que “as palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves”.

“Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa, e faz isso ao mesmo tempo que defende o direito internacional”, escreveu Netanyahu na rede social X.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Acompanhe o GiroCast

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail