Secretaria Municipal de Saúde também seguirá decreto do governo do Estado de SP que determina uso da proteção facial no transporte público, bem como a exigência em unidades de saúde
Devido ao aumento no número de casos de covid-19 no Brasil, a Secretaria de Saúde de Barueri decidiu redobrar as medidas preventivas. Com isso, o uso de máscaras faciais de proteção volta a ser recomendado a partir dos quatro anos de idade em ambientes fechados das instituições de ensino do município.
Seguindo decreto do governo estadual, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 25 de novembro, Barueri também decidiu retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público, o que inclui ônibus, metrôs e trens. A medida está valendo desde o dia 26 de novembro e segue análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. Para o governo, é fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus.
As unidades de saúde da cidade – hospitais, pronto-socorros e UBSs – seguem exigindo o uso de máscara.
DADOS DA COVID
Como a reportagem do GIRO já noticiou, no dia 25 de novembro, o Estado de São Paulo teve crescimento expressivo na transmissão do Sars-Cov-2, que se reflete principalmente nos indicadores de internações por covid-19 em leitos de enfermaria e UTI. Nos últimos informes do governo, houve aumento de 156% e 97,5%, respectivamente, chegando a uma média diária de mais de 400 novas internações.
São 5% de internações ao dia para pacientes em UTI e 7% por dia para pacientes em enfermarias. No total, a taxa de ocupação de leitos de UTI chegam a 44% no Estado de São Paulo e a 59% na Região Metropolitana de São Paulo.