Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Cotia: vindos de BH, quatro gorilas chegam ao Animalia Park

Logo Giro
01-gorila-leon-foto-suziane-brugnara
Gorila Leon é um dos novos moradores de Cotia (Suzane Brugnara/Prefeitura de Belo Horizonte)

Gorilas passaram por período de adaptação e a sua visitação já está disponível, sempre das 9h às 17h; confira mais

O município de Cotia ganhou quatro novos “moradores”, nos últimos dias. A cidade agora é residência fixa da família de gorilas Leon, Sawidi, Jahari e Ayo, que foram transferidos do Zoológico de Belo Horizonte (MG) para o Animália Park.

Os animais chegaram no parque há duas semanas e passaram por um processo de adaptação. A medida íntegra as diretrizes estabelecidas pelo Programa Ex-Situ de Gorilas (GEPP) da European Association of Zoos and Aquaria (Sociedade Europeia de Zoológicos e Aquários, EAZA, em inglês).

“A movimentação dos animais da capital mineira para São Paulo faz parte do plano de manejo e conservação de uma espécie que está bastante ameaçada de extinção, e representa o coroamento dos esforços empreendidos há quase duas décadas pela equipe técnica do Jardim Zoológico, juntamente com outras instituições nacionais e internacionais”, explicou a Prefeitura de Bela Horizonte. 

gorilas animalia park
Os quatro gorilas transferidos para Cotia (Suziane Brugnara/Prefeitura de Belo Horizonte)

Toda a mudança foi feita com parceria com o “Projeto Gorilas: conhecer, amar, respeitar”. Instituído há quase 20 anos, que busca qualidade de vida aos animais mantidos no Zoo para formar um grupo reprodutivo da espécie das planícies ocidentais (Gorilla, gorilla).

Com a transferência dos machos (Leon, Sawidi, Jahari e Ayo), o grupo passará a ser composto por Imbi, Lou Lou e Anaya. As duas mães e a pequena deverão contar com um espaço mais amplo para retomar sua rotina. E, nos próximos meses, terão a chance de interagir com um macho da espécie que está sendo preparado para vir para o Zoo da capital.

Leia Mais: Barueri, Osasco e Cotia: Cinemark tem ingressos a R$12

A família de gorilas mineiros era composta pelas fêmeas Imbi, Lou Lou (que vieram da Inglaterra) e o macho Leon (que veio da Espanha). Eles geraram os filhotes Sawidi, Jahari, Ayo e Anaya.

Com a transferência dos machos, o grupo passará a ser composto por Imbi, Lou Lou e Anaya. As duas mães e a pequena deverão contar com um espaço mais amplo para retomar sua rotina.  Nos próximos meses, terão a chance de interagir com um macho da espécie que está sendo preparado para vir para o Zoo da capital de mineira.

Visitação dos gorilas no Animália Park

gorilas animalia park
Animais vieram do Zoo de BH (Suziane Brugnara/Prefeitura de Belo Horizonte)

A visita aos novos moradores do Animália Park já está disponível e ocorre sempre das 9h às 17h, com entrada até às 15h. Enquanto o parque Animália Diversão, tem operação de quintas e sextas das 10:30 às 18:00 e sábados, domingo e feriados das 10:30 às 19:30.

Os ingressos custam a partir de R$ 150 e podem ser adquiridos por meio do site do empreendimento.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail