Search
Close this search box.
giro

Cotia: Linha 22-Marrom será subterrânea e com trens menores

Linha 22-Marrom segue em estudo e deve ligar Cotia a São Paulo (Divulgação/Governo de SP)

Metrô em Cotia será uma das cidades mais beneficiadas com sete estações. Osasco terá duas estações, Victor Civita e Santa Maria.

A ampliação da rede de metrô de São Paulo é um dos projetos qualificados no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Ele inclui a implementação das Linhas 19-Celeste, 20-Rosa e também a Linha 22-Marrom de metrô, que deve ligar Cotia até a estação Sumaré da linha 2-Verde.

Segundo publicação no Diário Oficial do Estado, a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) realizou um aditamento ao contrato com a International Finance Corporation (IFC), para prosseguir com esses estudos.

Por meio de parceria público-privada (PPP), o projeto prevê serviços de expansão, operação e manutenção de linhas associados à avaliação de estratégias para participação do setor privado. O ativo vai expandir a capacidade de atendimento do sistema metroviário na Região Metropolitana de São Paulo.

Atualmente, o Metrô conta com 101,1 km de linhas de trilhos já existentes e 35,8 km de extensões de linhas consideradas prioritárias.

Estudos

Os estudos estão sendo realizados pela International Finance Corporation (IFC) do Banco Mundial, que é a maior instituição global, sendo referência no desenvolvimento de projetos voltados ao setor privado em mercados emergentes para melhoria da prestação de serviços públicos.

O projeto da Linha 19 prevê a ligação da Linha 3-Vermelha à cidade de Guarulhos e terá 15,8 km de extensão e 15 estações. Já a Linha 20 fará a ligação entre a região da Lapa e Santo André, incluindo 30 km de extensão e 24 estações.

Cotia: Linha 22

A Secretaria de Parcerias e Investimentos também acrescentou ao escopo de estudo, o projeto da Linha 22-Marrom (São Paulo–Cotia). A linha terá 19 estações distribuídas entre as cidades de São Paulo, Osasco e Cotia, com extensão de 29 km.

Para essa linha, o Metrô planeja o uso de trens menores. A informação foi divulgada pelo Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô, Luiz Antonio Cortez Ferreira, em uma palestra na última sexta-feira, 25, durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Ele explicou que os trens poderão ter uma formação de cinco carros, ao contrário de seis, como nas demais linhas. O objetivo do planejamento do Metrô é atender à demanda e ainda reduzir os custos da obra. A Linha 22-Marrom poderá atender a uma demanda diária de 678 mil passageiros, e o intervalo no horário de pico poderá ser de 100 segundos.

Durante o evento, os representantes apresentaram dados do anteprojeto de engenharia e alertaram que mudanças podem ocorrer conforme as análises sejam aprofundadas.

Seis estações da futura Linha 22-Marrom do Metrô terão elevadores de alta capacidade, e em duas delas os equipamentos substituirão as escadas rolantes. Segundo os arquitetos do Metrô, a instalação de elevadores nessas estações permitirá economia de energia e reduzirá o tempo de deslocamento entre a superfície e a plataforma.

Uma empresa deve ser contratada em novembro para produzir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA). O início das audiências públicas está previsto a partir de setembro de 2025.

Segundo o site Via Trólebus, os estudos devem ser entregues até maio de 2026. Nesse meio tempo, a Companhia de Metrô de São Paulo vai recebendo informações do projeto e dando sequência aos estudos que viabilizarão a obra.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail