Adolescente de 17 anos foi morto por GCMs em Cotia; imagens de câmeras contradizem versão de troca de tiros e levam agentes à prisão
Dois agentes da Guarda Civil Municipal de Cotia foram presos após a morte de um adolescente de 17 anos, ocorrida durante uma suposta perseguição a suspeitos de roubo de veículo. A versão apresentada pelos guardas foi desmentida por câmeras de segurança, que revelaram inconsistências no relato da ocorrência.
O caso aconteceu no domingo (29). Segundo o boletim inicial, os guardas alegaram que os suspeitos colidiram o veículo durante a fuga e desceram atirando, o que teria motivado o revide. Um dos jovens, atingido por disparos, morreu no local antes de receber atendimento médico. Nenhuma arma foi encontrada com ele.
Câmeras revelam ação dos guardas em Cotia
A reviravolta no caso veio após a chegada de investigadores do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que passaram a acompanhar o caso. O crime teria começado com o roubo de um Tiggo branco por criminosos armados que desceram de um HB20 e fizeram a vítima refém.
No entanto, ao analisar as imagens de câmeras de monitoramento da região, a equipe do DHPP constatou que não houve troca de tiros, como alegaram os GCMs. Diante da contradição, os dois agentes envolvidos diretamente nos disparos foram presos em flagrante e tiveram a prisão convertida para preventiva. Outros dois guardas que também participaram da ação foram afastados e tiveram suas armas recolhidas para perícia.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que os guardas detidos têm 43 e 51 anos. O caso foi registrado como homicídio pela Divisão de Homicídios do DHPP, que segue com as investigações.
Por meio de nota, a Prefeitura de Cotia disse que os agentes envolvido na ocorrência foram afastados. “Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) envolvidos na ocorrência registrada no último domingo (29) foram afastados preventivamente de suas funções operacionais, como medida de cautela para garantir a lisura da apuração dos fatos”, diz o texto enviado à redação. (Veja a nota abaixo)
Nota da Prefeitura de Cotia
A Prefeitura Municipal de Cotia através da Secretaria de Segurança Pública informa que os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) envolvidos na ocorrência registrada no último domingo (29/06/2025) foram afastados preventivamente de suas funções operacionais, como medida de cautela para garantir a lisura da apuração dos fatos.
Oportuno destacar que os Guardas Civis estavam no exercício de suas funções de agentes de segurança pública e na condução da ocorrência obtiveram a libertação das vítimas que tiveram seus veículos roubados pelos criminosos sendo que, uma das vítimas foi mantida presa no porta-malas do seu veículo enquanto os criminosos cometeram outros crimes, conforme narrado pela própria vítima. Ambas as vítimas que tiveram seus veículos roubados não sofreram ferimentos.
A ocorrência culminou com o falecimento de um dos acusados de roubo e sequestro. Trata-se de um menor infrator que foi alvejado durante a tentativa de fuga. O seu comparsa conseguiu fugir.
Pelo fato de Cotia fazer divisa com o município de São Paulo, os Guardas Civis se deslocavam até o km 19 para retornarem para Cotia, momento em que presenciaram a ação dos acusados e saíram em perseguição resultante no que foi exposto acima. Em razão da proximidade territorial entre Cotia e a cidade de São Paulo, os agentes atuaram no perímetro do km 19 da Rodovia Raposo Tavares, local onde interceptaram os suspeitos e deram início à perseguição que culminou no fato em apuração.
Por fim, a Secretaria de Segurança Pública de Cotia reforça seu compromisso com a transparência, o respeito à legalidade e o acompanhamento dos fatos.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






