Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Corpus Christi: Operação dos Transportes Metropolitanos terá mudanças no feriado

Logo Giro

Devido à Marcha para Jesus e à Parada do Orgulho LGBT+, estações próximas terão reforço no quadro de funcionários e na oferta de transportes por trens

Entre esta quinta-feira (30/05) e o domingo (02/06), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão alteração na circulação devido ao feriado prolongado de Corpus Christi e a dois grandes eventos previstos na cidade: a Marcha para Jesus (30) e a Parada do Orgulho LGBT+ (02).

A operação será monitorada e, se necessário, serão adicionados mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

Operação dos trilhos
As linhas da CPTM terão operação diferenciada para atender aos passageiros no feriado prolongado de Corpus Christi. Na quinta-feira (30), o intervalo médio entre os trens será o mesmo de domingos e feriados. Já na sexta-feira (31), o intervalo será de dia útil. No sábado (1) e no domingo (2), o intervalo seguirá o que é aplicado aos fins de semana.

Metrô – Como a Marcha para Jesus acontecerá na região de Santana no dia 30 (sexta), o Metrô vai ampliar o quadro de funcionários nas estações mais próximas – especialmente, Tiradentes, Carandiru e Santana (Linha 1-Azul) –, que contarão com direcionamento de fluxo para facilitar a chegada e saída do público. Além do reforço da frota de trens em circulação, comparada a um feriado comum, o Metrô vai dispor de trens reservas para atender às linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, em caso de aumento de demanda.

Já para a Parada do Orgulho LGBT+, que acontece no domingo (02) na Avenida Paulista, a oferta de trens do Metrô será maior do que a de um domingo comum, contando também com trens reserva, que serão acrescentados à operação em caso de necessidade. Haverá o reforço no quadro de funcionários nas estações mais próximas ao evento – especialmente, nas estações Brigadeiro, Trianon-MASP e Consolação (Linha 2-Verde), além de República (linhas 3-Vermelha e 4-Amarela) –, que também terão direcionamento de fluxo para melhorar e facilitar a chegada e saída dos passageiros. Essas estações poderão ter acessos fechados em caso de necessidade de controle do fluxo.

Para os dois eventos, o Metrô preparou comunicação visual e avisos sonoros específicos para auxiliar os passageiros.

Ônibus da EMTU
No feriado do dia 30, a programação das linhas de transporte gerenciadas pela EMTU será a de domingos e feriados. No entanto, devido à Marcha para Jesus que será realizada neste mesmo dia, 21 linhas que ligam São Paulo (Terminal Armênia Sul e Terminal Rodoviário do Tietê) a Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, São Bernardo do Campo, Barueri e Osasco terão sua operação alterada. Confira as linhas impactadas no site: www.emtu.sp.gov.br

Na sexta-feira (31), 257 linhas intermunicipais das regiões de Osasco, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Corredor ABD e Baixada Santista vão operar com tabela horária especial, de acordo com a demanda observada regionalmente.

No sábado (01) e domingo (02), os serviços de transportes metropolitanos gerenciados pela EMTU terão intervalos de partidas normais para estes dias da semana.

Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM tem como missão a formulação de políticas públicas que assegure a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável para concretização do direito social do acesso ao transporte. A Pasta é referência no planejamento e na gestão do transporte metropolitano de passageiros que, diariamente, transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas, na média dos dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM, a EMTU, o Metrô, além da Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail