giro

Com o apoio da Polícia Civil, Enel descobre furto de energia em Jandira

Logo Giro
Complexo de logística, na cidade de Jandira, onde foi feita a operação da Enel com o DEIC (Divulgação/Enel SP)

Equipes removeram fraude em complexo logístico de grande porte. Responsáveis foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Jandira. Confira dicas para detectar “gato” de energia e como denunciar

Com o apoio da Polícia Civil, a Enel Distribuição São Paulo, segunda maior distribuidora de energia elétrica do País, encontrou furto de energia elétrica em um complexo logístico na cidade de Jandira. A operação foi realizada em conjunto com a 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Crimes Patrimoniais contra Órgãos e Serviços Públicos, ligada ao DEIC.

A ação ocorreu no último dia 17 de agosto. Para encontrar o delito, equipes da empresa utilizaram metodologias estatísticas e sistemas computacionais, além de realizarem o acompanhamento em tempo real do consumo, pois o local conta com sistema de medição remota.

Com essas informações, a entrada no imóvel foi autorizada por meio de mandado judicial. As diligências foram realizadas nas primeiras horas da manhã, com a presença dos policiais.

Leia Mais: Jandira tem mais de 100 oportunidades de trabalho com salário até R$ 2,2 mil

“No local foi encontrada fraude considerada sofisticada pelas equipes da Enel, o que exigiu grande esforço das equipes para chegar até o local da fraude, já que o acesso à cabine não foi autorizado pelo proprietário, o que exigiu a ação da força policial”, disse a companhia.

Estima-se que a fraude resultou em um prejuízo da ordem 15 GWh, que seria suficiente para atender mais de 60 mil famílias por um mês. Será aplicada multa administrativa para o caso.

Os responsáveis pelo imóvel foram conduzidos até o Distrito Policial de Jandira para prestar depoimento, onde a autoridade policial tomou as medidas cabíveis.

Outros casos envolvendo a Enel

Equipes da Enel durante a operação em Jandira (Divulgação/Enel)
Equipes da Enel durante a operação em Jandira (Divulgação/Enel)

Somente neste ano, a Enel identificou mais de 120 pessoas que praticaram fraude relacionada ao furto de energia elétrica, incluindo proprietários dos respectivos imóveis. Todos os averiguados foram conduzidos às delegacias paulistas, juntamente com aqueles que realizaram as fraudes.

“Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição São Paulo realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda, além de revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo”, explicou a empresa.

Como identificar e denunciar um “gato” de energia

Caso a população flagre ligações de energia clandestinas ou encontre situações suspeitas, deve denunciar. No site da Enel São Paulo há uma área exclusiva para denúncias de fraude. Para saber mais acesse o link (clique aqui).

Confira algumas dicas dadas pela Enel:

— As ligações regulares precisam passar por um medidor de energia. Se tiver uma conexão direto da rede elétrica para uma residência, comércio ou indústria, pode ser uma ligação clandestina;

— Fios sustentados por madeiras, bambus e outras estruturas improvisadas também podem sinalizar que há um gato na rede de energia;

Furtar energia é considerado crime (Divulgação/Governo Federal)
Furtar energia é considerado crime (Divulgação/Governo Federal)

Leia Mais: Em ação conjunta, GCM de Carapicuíba e Polícia Civil apreendem drogas na Comunidade Porto Vitória

— Quando um estabelecimento comercial vende mercadorias por preços baixíssimos, desconfie, pois o local pode estar praticando uma fraude na energia;

— Presença de pessoas que acessam e manuseiam a rede elétrica do bairro, sem nenhum tipo de identificação ou equipamento de proteção, pode representar uma situação irregular. Somente a Enel tem autorização para trabalhar com a rede elétrica de forma segura e legal.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,4 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail