Uma das áreas que que segue em franco desenvolvimento em Barueri, é a dos esportes. O município que o detém o título de “Cidade Inteligente e Sustentável”, promove o programa o “Barueri Esporte Forte”, onde fomenta projetos e atividades físicas para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência que residam na localidade.
“A prática esportiva é diretamente ligada à saúde. Com isso, a prefeitura desenvolve uma série de atividades esportivas com o objetivo social, cujo principal alvo é promover a educação e inclusão social”, explicou o secretário de esportes da cidade, Tom Moisés, à reportagem do Giro S/A.
Em dados divulgados pela gestão municipal, o programa “Barueri Esporte Forte” atende cerca de 10 mil alunos, através de 17 modalidades: atletismo, basquete, capoeira, futsal, futebol, ginástica artística, handebol, jiu jitsu, judô, karatê, kong fu, muay thai, skate, bocha, taekwondo, tênis e voleibol. Além disso, a cidade mantém um programa de qualidade de vida através dos programas “Vida Ativa” e “Vida Saudável”.
“Nós temos as escolas de esportes, onde nossas crianças e adolescentes fazem atividade esportiva no contraturno escolas. Ao todo são 17 modalidades a criança escolhe a que lhe mais lhe agrada. A gente ensina por meio da prática de esportes e quando ela se destaca, a criança é automaticamente encaminhada para os núcleos de competição, onde ela vai aprender a competir e disputar jogos. É um treinamento mais pesado, feito todos os dias, por que é uma atividade para a competição”, ressalta Moisés.
Barueri também conta com 94 equipamentos destinado à prática esportiva. Os espaços são aptos a atender os praticantes de várias modalidades e, que permiti a realização das mais diversas competições, o que tem levado a cidade a se destacar no cenário esportivo.
Ao todo são 12 praças desportivas com campos de futebol, todos gramados e alambrados com vestiários e zeladoria. Para a prática dos esportes de quadras poliesportiva, o município conta com 14 ginásios, incluindo o Ginásio Poliesportivo José Corrêa, na região central. Ao mesmo tempo, a cidade dispõe ainda de sete pistas de skate, uma cancha de cocha e de 33 quadras descobertas.
As matrículas e rematrículas para as modalidades são feitas tanto no Ginásio José Corrêa, quanto no site do “Barueri Esporte Forte”. [h1]
Novos desafios
“A Secretaria de Esportes sempre está buscando novos desafios. O principal deles é inauguração do complexo esportivo do Jardim Silveira”, explica Moisés. “É uma obra muito grande. E nós pretendemos estruturar e equipar com pessoas o local, para ampliar a oferta de esportes na região do Jardim Silveira que é muito populosa, mas também oferecer esse serviço para toda a cidade”, completa.
Orçado em cerca de R$46.899.800,17, o espaço vem sendo construído na avenida presidente Washington Luiz, no bairro Jardim Silveira, pela construtora FFL Sinalização Comércio Eirelli e tem previsão de ser inaugurado ainda em 2022.
O local terá cinco pavimentos, com área construída de mais de 15 mil metros quadrados, amplo estacionamento, dois ginásios com arquibancadas, pista de atletismo e um auditório para 150 pessoas. Haverá também alojamento para atletas e um campo de futebol de grama sintética, que será útil para as escolinhas, para os treinos, para os jogos do campeonato amador e também para o lazer dos munícipes.
Inicialmente, a obra tinha previsão de término para o final de 2020, no entanto, a pandemia da covid-19 atrasou o andamento das construções. Além disso, a obra passou por adequações em seu projeto para incluir um piscinão para diminuir as enchentes no bairro. Segundo a prefeitura, em razão do reduzido espaço, a ideia é que o grande volume d’água fique por baixo do campo de futebol.
População Adulta
Barueri mantém dois importantes projetos para ajudar à população adulta e idosa, os programas “Vida Saudável” e “Vida Ativa”. O primeiro visa tirar as pessoas da vida sedentária, combatendo a ociosidade e oferecer uma maior qualidade de vida para o munícipe. O projeto tem aulas de artes marciais, aulas de tênis, condicionamento físico, cross training, pilates e zumbalada.
Enquanto o programa “Vida Ativa” foi criado em 2017 para combater o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida da população. A partir do convênio com a Secretaria de Saúde, aprimorou os atendimentos. Os agentes de saúde que atendem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) detectam as comorbidades, orientam os pacientes a fazer parte do Programa. Antes disso, no entanto, são submetidos a exames de sangue e eletrocardiograma, fundamentais para a concessão do atestado médico.
Até 2019, 963 pessoas eram atendidas pelo projeto. Devido à pandemia da covid-19, o “Vida Ativa” ficou suspenso de 2020 até 2022, onde retomou suas atividades no último dia 08 de fevereiro.
“Os desafios é cada vez mais trazer o aluno e mantê-lo na atividade física. Todas as pessoas sabem que esporte faz bem para o corpo e para alma. No entanto, as pessoas tem dificuldade como acordar cedo, trabalha o dia inteiro e estuda noite. É mantê-lo disciplinado nas aulas, sendo uma luta permanente contra a ociosamente” declara Tom Moisés.








