Começa nesta segunda-feira (29), a exposição fotográfica “Tarikh al-Brasil”, em Barueri. A mostra será realizada a partir das 19h, no Centro de Eventos, na avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, no bairro Vila Porto. A exposição é realizada pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), por meio do programa Ponto MIS em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri.
A exposição faz parte projeto “Nova Fotografia” e traz imagens feitas pelo artista Marcelo Schellini. O fotógrafo desenvolve pesquisa visual em torno da presença dos muçulmanos de origem africana na história e na sociedade brasileira. Apesar de pouco sabido, os muçulmanos africanos exercem expressiva influência cultural e social desde sua chegada nas Américas, porém, em virtude do tráfico negreiro, tiveram sua história invisibilizada.
A exibição poderá ser visitada até 29 de janeiro de 2022, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para mais informações, ligue para (11) 4168-1809. A entrada é gratuita.
Sobre o artista
Marcelo Schellini é fotógrafo e artista visual nascido em Botucatu, cidade que também receberá a exposição Tarikh al-Brasil. Doutor em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo e mestre em Estudos da Cultura Visual pela Universidade de Barcelona, dedica-se à pesquisa em fotografia, antropologia visual e literatura.
Seu trabalho autoral se desenvolve rumo à descoberta de uma cartografia subjetiva do mundo, deliberadamente em busca de atravessar fronteiras territoriais e de linguagem. Marcelo também ensina fotografia e design gráfico no Vellore Institute of Technology, na Índia.
Serviço
Exposição “Tarikh al-Brasil”
Local: Centro de Eventos de Barueri
Endereço: avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, no bairro Vila Porto
Horário: 08h às 17h
Entrada Gratuita







