Desde ontem (19), a Operação Descida está suspensa aos fins de semana no Sistema Anchieta-Imigrantes. Nesta operação, mais faixas das rodovias ficam disponíveis ao tráfego de veículos em direção à Baixada Santista e às cidades do Litoral Sul, mas isso não vai acontecer. A medida, que vale até o dia 30 de março, foi publicada na sexta-feira (19) no Diário Oficial do Estado e visa desestimular viagens entre as cidades do estado, principalmente para as praias.
Em coletiva, o secretário estadual de Logística de Transportes, José Octaviano, disse que “quarentena não é férias” e que a população tem de ter mais consciência e manter o isolamento social. Nesta semana, o número de casos, internações e mortes pela covid-19 continua muito alto. Houve até um aumento de 13% no número de casos. Na Grande São Paulo, a taxa de ocupação de leitos UTI é de 91%. No estado chegou a 90,6%. O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, informou que em todo o estado, há hoje 11.410 pessoas internadas em UTI e mais 15.531.
A boa notícia é que as medidas restritivas da fase emergencial do Plano São Paulo já diminuíram em 62% a circulação de pessoas nos transportes públicos e as blitzes já dispersaram 56.118 aglomerações, sendo que 417 foram festas. Na madrugada de hoje, inclusive 100 pessoas foram flagradas participando de uma festa em um bar localizado em Carapicuíba (veja em https://www.girosa.com.br/policia/policia-fecha-balada-clandestina-em-carapicuiba-veja-o-video). “Precisamos que a população colabore e acolha as restrições”, pede Gorinchteyn.







