giro

Com alvará cassado, Osasco Plaza não tem data de reabertura

Logo Giro
Osasco Plaza Shopping não tem data para reabertura ao público (Leandro Oliveira/Giro S/A)

Investigação será comandada pelo 5º DP. Responsáveis pelo centro de compras, trabalhadores, vítimas e a empresa que realizou as obras de ampliação do estacionamento devem prestar depoimentos

Passada uma semana da queda de parte do estacionamento do Osasco Plaza Shopping, que ocorreu no dia 8 de março, muitas perguntas ainda precisam ser respondidas. Houve falha na obra de ampliação? Faltou manutenção? A estrutura do prédio está condenada? O shopping vai reabrir?

Em busca dessas e outras respostas, os delegados e investigadores do 5º Distrito Policial, à frente do caso, aguardam o resulto de três laudos. Um deles, realizado pela Polícia Técnico-Científica, outro elaborado pelo Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia de Agronomia) e também um laudo da Defesa Civil de Osasco.

Além dos laudos, a polícia já iniciou o processo para intimar as partes que devem prestar esclarecimentos, entre elas a empresa responsável pela obra de ampliação do estacionamento. Outro ponto importante da investigação, segundo a polícia, é a entrega dos alvarás de reforma e ampliação das obras e o projeto do local. Também deve ser solicitado o estudo de solo do local.

Ministério Público abre inquérito e vereadores reivindicam auxílio
Após o acidente, os vereadores de Osasco decidiram formar uma comissão para acompanhar as investigações sobre o desabamento de parte do teto do Osasco Plaza Shopping. Os parlamentares também sugeriram que, talvez, seja necessário desenvolver um projeto para amenizar os prejuízos de lojistas e funcionários.

Além disso, o Ministério Público (MP) abriu inquérito civil para apurar “eventuais irregularidades” e os “possíveis responsáveis” pelo desabamento do teto do Osasco Plaza Shopping. A apuração do MP será feita pela Promotoria de Habitação e Urbanismo de Osasco. As partes envolvidas serão notificadas para responderem aos questionamentos no prazo de um mês.

Interdição afeta 250 lojas
Inaugurado em abril de 1995, o empreendimento possui uma área de 16,8 mil metros quadrados e é o shopping mais antigo de Osasco. Com dois pisos de lojas e dois pisos de estacionamento, com 1.200 vagas, o local está instalado na região central do município e possui 250 lojas, além de lazer. O centro de compras recebe, em média, 80 mil visitantes ao dia. Com 130 funcionários do próprio shopping, as lojas presentes no estabelecimento geram a contratação de mais de 1.500 funcionários. O empreendimento possui uma unidade da rede de cinemas Cinesercla, inaugurada em 2012. O espaço conta com quatro salas e 597 lugares. *colaborou Mariana Pereira

Veja a nota atualizada do Osasco Plaza Shopping
“O Osasco Plaza Shopping informa que a queda de uma parte da laje ocorrida na tarde desta quarta-feira (8/3) não deixou vítimas ou feridos. O local foi isolado antes da queda, assim que o risco foi identificado pela administração. O empreendimento foi interditado para garantir a segurança de colaboradores e clientes. A administração segue comprometida em identificar as causas do ocorrido e dar o suporte necessário aos lojistas e frequentadores para reestabelecer a normalidade o mais rapidamente possível.”

Receba nossas notícias em seu e-mail