Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

​Cervejaria revitaliza área de Mata Atlântica em Carapicuíba

Logo Giro
Árvores de araçá, aroeira-vermelha, palmito-jussara, araucária estavam entre as espécies plantadas (Luciana Prézia/Heineken Brasil)

O grupo de cervejeiro Heineken promoveu a revitalização de uma área de Mata Atlântica em Carapicuíba. A ação ocorreu durante todo o mês de março e contou com a presença do Projeto Ressavanar, coletivo local de preservação deste tipo de bioma, no qual revitalizou uma área carente de vegetação nativa e de aproximadamente 852 metros quadrados.

A ação faz parte do “Heineken Green Your City”, projeto têm como objetivo de reconectar as pessoas que vivem em ambientes urbanos com a natureza. Por meio de uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e Floresta de Bolso, o projeto criou refúgios verdes nas regiões centrais de São Paulo e de Porto Alegre, inspirado em projetos de selvas urbanas, movimento que é tendência em diversas capitais do mundo, tendo como guia a criação de verdadeiros oásis de mata de espécies nativas em espaços áridos nos centros de grandes cidades.

Nesta edição, a coordenação de paisagismo e cenografia do projeto foi idealizado pela agência Atenas e encabeçado por Ricardo Cardim, botânico e consultor em biodiversidade nativa e arqueologia botânica para restauração da paisagem natural das cidades. No total, o projeto realizou o plantio de aproximadamente 400 mudas de plantas nativas em Carapicuíba.

Ação contou com uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e Floresta de Bolso (Luciana Prézia/Heineken Brasil)

“A escassez de vegetação nativa, a falta verde e excesso de cinza dos locais escolhidos, foram fatores decisivos para a decisão da Heineken em realizar essa ação” explica a cervejaria. “Com isso, a iniciativa ambiental promovida pela marca ajudou a resgatar a natureza original dos locais e fez o cultivo de aproximadamente 700 mudas de quase 30 diferentes espécies nativas, entre elas, mudas e árvores de araçá, aroeira-vermelha, palmito-jussara, araucária, mutambo, para citar algumas”, ressalta a empresa.

“Para ter um futuro melhor é preciso incentivar e sensibilizar as pessoas sobre a importância de tornar áreas urbanas mais verdes e agradáveis. Por isso, iremos cada vez mais elevar esse tema em nossas ações, pois é extremamente necessário o engajamento comunitário, e só assim, juntos em coletivo, conseguiremos gerar mudanças positivas no meio-ambiente em que vivemos”, comenta Guilherme Retz, gerente de marketing da marca Heineken no Brasil.

“Nós, do Projeto Ressavanar, ficamos muito contentes com a oportunidade de trabalhar junto à Heineken® no plantio dessas 300 mudas de espécies tão emblemáticas da Mata Atlântica e Cerrado Paulista. Esta iniciativa acrescenta muito ao processo de recuperação ambiental do bioma”, comenta Hamilton Cezar, um dos líderes do projeto. “Levando em conta que as mudas apresentam excelente qualidade e tamanho, acreditamos que o crescimento das árvores será rápido e homogêneo, assim garantindo agilidade na recuperação de nossa mata ciliar, que protege três nascentes no terreno”, complementa Marcelo Costa, ambientalista e líder do Projeto Ressavanar.

Receba nossas notícias em seu e-mail