Com duas unidades, os equipamentos oferecem atendimento veterinário básico gratuito, realizam feiras de adoção e vacinação, bem como o resgate de animais que estão doentes ou feridos nas vias públicas da cidade
O bem-estar dos pets tornou-se parte essencial do cotidiano de muitos moradores da região oeste da Grande SP. Pensando nisso, a Prefeitura de Barueri mantém duas unidades do Centro de Proteção ao Animal Doméstico(CEPAD), que é ligado à Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente.
De forma gratuita, aos munícipes de baixa renda, as unidades disponibilizam o serviço de atendimentoveterinário básico, realizam feiras de adoção e vacinação, bem como o resgate de animais doentes ou feridos em vias públicas.
Segundo a administração, as duas unidades (Jardim dos Altos e Centro) prestaram, em 2022, atendimentoveterinário a 2.965 animais. Além de cães e gatos, os locais também prestam apoio à equinos, caprinos, bovinos,suínos, entre outras espécies.
O Cepad, além de resgatar e doar os animais recolhidos, realiza o controle populacional dos cães e gatos de Barueri. Esse controle é realizado através de castrações de animais de munícipes, microchipagem para identificação do animal e RGA, Registro Geral do Animal, que é o cadastro com as informações sobre o animal e seu proprietário” explicou a administração municipal de Barueri à reportagem do Giro S/A.
Ainda em 2022, segundo a administração, foram castrados e microchipados 3.985 cães e gatos. Além disso, 481 animais conseguiram um novo lar e foram adotados. Desde março de 2020, os espaços mantém o “Adota Delivery”.

Dados
Delivery
231 gatos e 292 cães adotados exclusivamente pelo serviço on-line.
Controle
Em 2022 foram castrados e microchipados 3.985 cães e gatos pelo Cepad
Novos lares
Em 2022 foram adotados 481 animais no Cepad.
Muito além de cães e gatos
Espaços atendem bois, cavalos, porcos, entre outras espécies.
Como ajudar
Segundo a Prefeitura de Barueri, as pessoas, físicas ou jurídicas, podem contribuir para a causa animal realizando doações de ração e produtos veterinários, entregues nas unidades do Cepad e que serão totalmente destinados os protetores de animais, com o intuito de beneficiar os animais, especialmente os abandonados, por meio do programa “Programa Amigo Pet”, da Lei Municipal 2845/2021.