Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Censo 2022: população de Cotia chega a 273.640 pessoas, aponta do IBGE

Logo Giro
Censo de 2022 aponta um crescimento de 36,04% no número de habitantes (Divulgação/Secom Cotia)

Levantamento realizado pelo IBGE aponta que houve um aumento de 36,04% em comparação com o Censo de 2010.

O resultado do Censo de 2022, divulgado nessa quarta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que a população na cidade de Cotia chegou a 273.640 pessoas. O número representa um aumento de 36,04%, se comparado com o resultado do levantamento realizado em 2010. Apesar do crescimento, o número é inferior à prévia divulgada, pelo instituto, em dezembro do ano, quando era apontado que a população da cidade poderia ultrapassar os 289 mil habitantes.

LEIA TAMBÉM: População de Cotia aumenta e deve chegar a 289.084 habitantes, revela prévia do Censo 2022

Com os resultados divulgados pelo IBGE, no ranking de população, Cotia figura na 29ª posição dentro do Estado de são Paulo; na 50ª colocação entre as cidades que compõem a região Sudeste e a 100ª colocação em número de habitantes entre todos os municípios brasileiros.  

A pesquisa também aponta que a cidade tem uma densidade demográfica de 844,58 habitantes por quilometro quadrado e uma média de 2,85 moradores por residência. Para chegar a esse resultado, a Cotia foi dividida em 739 setores, isto é, em pequenas regiões do município para organizar e agilizar a coleta do Censo 2022.

O que é o Censo Demográfico

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE onde se realiza a ampla coleta de informações sobre a população para que seja possível traçar um perfil socioeconômico da cidade, estado e país. A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de covid-19. 

História de Cotia

Último fim de semana do outono
A cidade de Cotia foi divida em regiões para realização do Censo 2022 (Vagner Santos/Secom Cotia)

Cotia é uma das mais antigas localidades ocupadas no planalto paulista. Sua origem remete aos bandeirantes Fernão Dias Paes Leme e Gaspar de Godói Moreira, que teriam fundado a primordial capela em louvor à Nossa Senhora de Monte Serrate. A localidade consolidou-se definitivamente quando começaram as viagens entre São Paulo e a Vila de Sorocaba, como uma pequena povoação de estrada.

Cotia era um ponto de passagem, próximo ao aldeamento de Akuti, no Caiapiá, que mais tarde passou a chamar-se Cuty e depois Acutia. A versão mais lembrada para a origem do nome advém dos mamíferos roedores (kutis), considerados animais de estimação pelos indígenas.

No início do século XVIII, sua localização se consolidou junto à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrate. Em 2 de abril de 1856, foi elevada à categoria de Vila. Em 19 de dezembro de 1906, pela lei estadual 1038, foi elevada à condição de cidade, com a denominação Cotia.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.