Inaugurado em 2014, necrópole ganhará mais 2.152 compartimentos que serão utilizados para sepultamentos. Com a nova intervenção, local contará com quatro quadras, totalizando 5.448 gavetas
O cemitério Memorial Parque Itapevi passará por ampliação. As ações serão feitas pela Prefeitura, que instalará mais de mais 2.152 lóculos nas quadras dois e três da necrópole. As informações foram divulgadas na última terça-feira (16) pela administração municipal.
Memorial Parque Itapevi, primeiro cemitério vertical 100% biosseguro público do País
A expansão do local deve ser concluída no início do segundo semestre deste ano. Considerado o primeiro cemitério vertical 100% biosseguro público do País, o espaço foi inaugurado em fevereiro deste ano. Com a nova obra, o local contará com quatro quadras, totalizando 5.448 gavetas.
Segundo a gestão municipal, os lóculos são compartimentos, semelhantes a gavetas, onde os corpos são sepultados e lacrados. Os espaços têm como composição fibra de coco, bagaço de cana de açúcar e resina de garrafas pet.
LEIA MAIS: Com contrato de R$ 154 milhões, BB Transportes assume operação do transporte público de Itapevi
Atualmente, a necrópole promove a realização de sepultamentos prezando pela total segurança ambiental, pois não contamina o ar, o solo ou o lençol freático e reduz o nível de enxofre lançado na atmosfera.
Isso só é possível pois existe uma tecnologia única dos lóculos hermeticamente fechados, que trata os gases resultantes da decomposição humana permitindo o descarte para o meio ambiente sem efeitos poluidores.
Capacidade do Memorial Parque Itapevi
O sistema rotativo resolve a necessidade de novas sepulturas com o passar do tempo, já que os corpos permanecem nos lóculos por três anos, sendo direcionados posteriormente para um ossário com identificação do sepultado.

O Memorial Parque é utilizado para os novos sepultamentos e no Jardim Julieta, que já está no limite da sua capacidade, terá sua manutenção garantida, mas sem novos enterros, na parte pública.
Outra vantagem do cemitério vertical é a otimização do espaço: a proporção é de um túmulo convencional para cada sete sepulturas verticais. O novo modelo também permite um sepultamento mais ágil, concluído em apenas dez minutos, enquanto no modo convencional, são utilizados cerca de 55 minutos.
Sobre o Memorial Parque
Inaugurado em 3 de fevereiro deste ano, possibilita a transmissão online do velório para os familiares. Os sepultamentos são feitos das 5h às 17h, todos os dias da semana.
As salas de velório do Memorial Parque estão equipadas com tecnologia para transmissão ao vivo das cerimônias de despedida. A ação, com autorização da família, permite que parentes e amigos de todo mundo possam participar de maneira online da última homenagem ao falecido.
O ambiente recebeu paisagismo especial, colocação de lona tensionada, instalação do guarda-corpo e dos corrimãos das rampas acessíveis e iluminação de LED.