Na terça-feira desta semana, dia 20 de abril, o Consórcio Via Mobilidade, liderado pela CCR, venceu o leilão para concessão das linhas das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Esta foi a primeira vez que o governo estadual de São Paulo concedeu linhas da CPTM para a iniciativa privada. A CCR, entretanto, já opera as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô de São Paulo.
A oferta foi de 980 milhões de reais. Com investimentos de 3,35 bilhões de reais ao longo de 30 anos de contrato, sendo 2,6 bilhões de reais nos primeiros seis anos, a concessão prevê: compra de frota com mais de 30 composições novas, modernização de 35 estações e construção de mais duas.
Em contrapartida, o governo estadual de São Paulo se comprometeu com a conclusão das obras de extensão da Linha 9 até Varginha e adequar estações como: a Morumbi (integração com Linha 17-Ouro), a Santo Amaro (integração com Linha 5-Lilás) e a Carapicuíba (ligação com Boulevard).
Itinerário das Linhas 8 e 9
Linha 8-diamante: Com 41,6 quilômetros de extensão, tem 22 estações e liga a estação Júlio Prestes, região central de São Paulo, a Itapevi, passando por Osasco, Carapicuíba e Barueri.
Linha 9-Esmeralda: Vai de Osasco até o extremo sul da cidade de São Paulo, no Grajaú. Tem 18 estações, tais como Faria Lima, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi até o Autódromo de Interlagos.