A partir da noite de segunda-feira (24), Viaduto Metálico Reinaldo de Oliveira estará todo iluminado na cor amarela, em apoio à luta contra as hepatites virais
A Prefeitura de Osasco anunciou nessa quarta-feira (20), mais uma ação em apoio à campanha Julho Amarelo, mês destinado à luta contra as hepatites virais. O principal cartão-postal da cidade, o Viaduto Metálico (Reinaldo de Oliveira), localizado na região central, será iluminado na cor amarela a partir de segunda-feira (24).
A iniciativa promovida pela Secretaria de Saúde foi criada com o propósito de conscientizar a população sobre os riscos da doença, as formas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos. A iluminação será mantida até o próximo dia 30 de julho.
Em Osasco, Campanha Julho Amarelo terá testes rápidos de Hepatite B e C
A Prefeitura de Osasco, em colaboração com a Secretaria de Saúde, realizará a campanha de testes rápidos de Hepatite B e C, juntamente com a atualização vacinal contra Hepatite B e A, durante a semana de 24 a 28 de julho.
Essa iniciativa acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Integrada (CAIs) da cidade. Os horários de funcionamento podem ser consultados no site www.saude.osasco.sp.gov.br. A ação faz parte da programação do Julho Amarelo de Luta Contra as Hepatites Virais.
A campanha é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Osasco, o Conselho Regional de Farmácia (CRF), o Rotary Club de Osasco e o Rotary Club Satélite de Osasco – Vila São Francisco.
Testes e vacinação no Osasco Plaza
A administração municipal atenderá munícipes no Osasco Plaza Shopping (rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81 – Centro). No local, serão disponibilizados os testes rápidos e a imunização do público, de segunda a sábado, de 24 a 29/7, das 10h às 18h.
Julho Amarelo: saiba mais sobre a Hepatite A, B e C
Hepatite A é uma infecção aguda causada pelo vírus da hepatite A (HAV). Geralmente, é transmitida por meio do consumo de alimentos ou água contaminados com fezes de uma pessoa infectada. Os sintomas podem incluir fadiga, náuseas, icterícia e dor abdominal. A maioria das pessoas se recupera completamente sem tratamento específico.
Hepatite B é causada pelo vírus da hepatite B (HBV), é transmitida via contato com sangue, fluidos corporais ou relações sexuais sem proteção com uma pessoa infectada. Pode ser uma infecção aguda ou crônica. A hepatite B pode levar a complicações graves, como cirrose e câncer de fígado. A vacinação é uma medida importante de prevenção.
Hepatite C é causada pelo vírus da hepatite C (HCV) e também é transmitida por meio do contato com sangue infectado, como compartilhamento de agulhas, transfusões de sangue contaminado ou transmissão de mãe para filho durante o parto. A hepatite C pode levar a uma infecção crônica que, ao longo do tempo, pode causar danos sérios ao fígado, como cirrose e câncer. Atualmente, há tratamentos eficazes para a hepatite C.
Como funciona o teste rápido?
O teste rápido de hepatite é um procedimento simples e e ajuda a detectar a presença de anticorpos contra os vírus da Hepatite B e C no sangue de uma pessoa. Esses testes são importantes para identificar precocemente a infecção por hepatite e possibilitar o encaminhamento para tratamento adequado, caso necessário.
O procedimento geralmente envolve a coleta de uma pequena quantidade de sangue, que pode ser obtida por meio de uma picada no dedo ou de uma coleta de sangue venoso. O sangue é colocado em uma tira de teste que contém reagentes capazes de detectar a presença de anticorpos específicos para cada tipo de hepatite.
Após alguns minutos, os resultados do teste são visualizados. Caso o resultado seja negativo para os anticorpos, indica que a pessoa não teve contato com o vírus e não está infectada. Por outro lado, um resultado positivo para os anticorpos sugere que a pessoa foi exposta ao vírus em algum momento e pode estar infectada.
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.