A área possui cerca de 11,7 mil metros quadrados e contém sete torres do Programa Minha Casa Minha Vida. Em 2022, local passou por reintegração de posse
A Prefeitura de Carapicuíba retomou as obras do conjunto habitacional do Pequiá. O empreendimento conta com tem 11.725,53 m² distribuídas em sete torres, que totalizam 196 unidades integrantes ao programa “Minha Casa Minha Vida”. O comunicado foi divulgado na tarde do último sábado (15).
Em fevereiro de 2022, por meio de determinação da Justiça paulista, o local passou por reintegração de posse. Cerca de 627 pessoas habitavam o espaço de forma ilegal, foram retiradas por equipes da administração municipal e Polícia Militar (PM). Elas estavam distribuídas em 181 apartamentos e mais dez outras moradias, entre barracos de madeira e apartamentos de alvenaria.
Leia mais: Ponte metálica da estação Carapicuíba será entregue em maio
As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Convênios e Habitação e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). Na última semana, equipes começaram nesta semana a limpeza do terreno e das torres. O projeto será gerido pela construtora Winter Garden e foi orçado em R$ 19.945.131,79. A conclusão está estimada em 720 dias.
Localizado na estrada do Pequiá, Lote 21, bloco 20, na Vila Silviania, o conjunto habitacional será destinado às famílias que foram desapropriadas das áreas de risco do Cadaval. As atividades também contarão com a urbanização, canalização, pavimentação e drenagem córrego Cadaval.