Uma das grandes preocupações da Prefeitura de Carapicuíba, principalmente nas duas últimas gestões do prefeito Marcos Neves (PSDB), é conservar as suas áreas verdes. Como exemplo temos o Parque dos Paturis e Parque do Planalto, que foram entregues recentemente à população, totalmente revitalizados, com cercamento, câmeras de segurança, pista de caminhada, equipamentos de ginástica, campos de grama sintética. De acordo com a secretaria municipal de Comunicação, “os locais têm toda infraestrutura adequada para a população praticar esporte e lazer com segurança, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores”. A obra do Parque Linear Santa Tereza está na fase final a e a prefeitura também vai revitalizar o Parque da Aldeia.
Sobre a Aldeia de Carapicuíba, ela é a única entre as 12 aldeias indígenas fundadas pelo Padre José de Anchieta no século XVI que se conservou. Sua fundação é considerada oficial em 12 de Outubro de 1580 e tombada em 1940 pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Uma de suas curiosidades é que a igreja da Aldeia está localizada no centro da praça e foi construída em 1736, tinha como orago (padroeiro) São João Batista. Atualmente o orago é Santa Catarina de Alexandria, nela existe um único altar-mór, que manteve a configuração da época – muito simples e interessante. O sacrário é de madeira e a porta conservada. Os sinos, na parte superior do coro, marcam com seu canto acontecimentos importantes. Bem em frente à porta se vê a cruz, colocada sobre um alto pedestal de tijolos. Essa visão lembra folclore, religião, família – intenção missionária da aldeia. Os padres vêm de outros locais para as missas na capela.
Na praça, em uma das casas ao lado da igreja está a Casa da Cultura onde pode-se conferir o acervo das imagens e objetos indígenas; esculturas que contam a história pelo seu estilo e arte.
Atualmente, o espaço da Aldeia é ocupado com eventos, como o Amigos da Viola e Festa de Santa Cruz.
Coleta seletiva
A Prefeitura de Carapicuíba implantou seis Ecopontos na cidade (veja os endereços abaixo). Também há o Programa Recicla Carapicuíba, em parceria com a Enel. São dez escolas participantes da Cohab, que recebem materiais recicláveis dos alunos e moradores. Ao levar os materiais recicláveis os munícipes recebem desconto na conta de energia elétrica.
Endereços dos Ecopontos:
Jandaia. Estrada do Gopiúva, 1557, Pq. Jandaia;
Santa Brígida. Rua Peruíbe, 4, telefone: 4186-2668;
Veloso. Avenida Jatobá, 576, telefone: 4167-6806;
Ecoponto e Regional Cohab. Avenida Brasil, 292, telefone: 4184-1179;
Aldeia. Rua José Ailton de Camargo, 75, telefone: 4184-3867;
Ariston. Av. Comendador Dante Carraro, 333, telefone: 4183-6864.
Próximas ações para o meio ambiente
Recentemente, uma parceria entre o Grupo Boticário, a Green Mining e a prefeitura de Carapicuíba abrange o maior desafio da reciclagem no Brasil: pagar o valor real do resíduo reciclável. É o programa “Estação Preço de Fábrica”, inédito, que acena com uma renda extra na coleta e descarte de vidro.
O principal ponto de coleta, instalado no portão 2 do Plaza Shopping, oferece o mesmo preço pago nas usinas de reciclagem. Nesse ponto central, o vidro coletado é pesado e classificado de acordo com a cor. Um recibo é gerado e o valor acumulado é depositado semanalmente na conta do catador.
Há ainda três pontos de coleta ativa, no Tancredão, Parque do Planalto e Secretaria de Obras, no Ariston. Nesses casos o coletor utiliza de um triciclo para recolher as embalagens no comércio local. Além disso, há 30 outros pontos, distribuídos no comércio nos bairros. A meta é recolher 25 toneladas de vidro ao mês.