Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Carapicuíba, Osasco e outras dez cidades registram mais de 4 mil roubos de celulares

Em maio, as 12 cidades da região oeste anotaram 1047 aparelhos celulares roubados (Tânia Rego/Agência Brasil)

De janeiro a maio de 2023, Osasco foi a localidade que mais contabilizou ocorrências, com 2.071. Carapicuíba e Cotia aparecem logo em seguida com 889 e 405 violações computadas

Em cinco meses, Carapicuíba, Osasco e outras dez cidades da Região Oeste da Grande São Paulo registraram 4.490 roubos de celulares. Os dados foram levantados pela reportagem do Giro, junto ao portal de transparência da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), nesta quarta-feira (19).

De janeiro a maio de 2023, Osasco foi a localidade que mais contabilizou ocorrências, com 2.071. Carapicuíba e Cotia aparecem logo em seguida com 889 e 405 violações computadas. Neste mesmo período, os municípios de Araçariguama Pirapora do Bom Jesus segue sendo a cidade com menos crimes deste tipo, com 49 e 36 delitos registrados.

Leia Mais: Barueri, Osasco e mais 6 cidades somam 501 empresas sem declarar imposto de renda

Em maio, as 12 cidades da região oeste anotaram 1047 aparelhos celulares roubados. Dentre os casos mais recentes divulgados pela Polícia Militar (PM), ocorreram nas cidades de Carapicuíba e Araçariguama, em fins de maio.

Na primeira ocorrência, dois homens foram presos em acusados de roubo a diversos aparelhos celulares, joias e outros objetos. O caso ocorreu no início no bairro Jardim Novo Horizonte, em Carapicuíba. Por meio de um chip de celular e um cartão de ônibus, os agentes conseguiram localizar duas vítimas dos delitos, que reconheceram os averiguados como autores dos roubos e identificaram também os objetos apreendidos.

Em Araçariguama, dois homens foram presos por roubo a motocicleta, documentos, cartões e celulares em Araçariguama. O caso ocorreu durante patrulhamento de agentes do 50º Batalhão de Polícia do Interior (50ºBPI), pela rodovia Castello Branco. Com os suspeitos oram apreendidos uma réplica de arma de fogo, bem como documentos, cartões e celulares da vítima.

Ao Giro, a SSP-SP explicou que as forças policiais do estado estão dedicadas a combater os furtos e roubos de celulares. As corporações adotam diversas estratégias, como o aumento do patrulhamento em áreas com alta incidência desses crimes e uma investigação rigorosa para identificar os autores e monitorar possíveis pontos de venda de aparelhos roubados.

Uma das ações promovidas pelo órgão de segurança pública é a “Operação Mobile”. . As Delegacias Seccionais, com o apoio dos Setores de Investigações (SIG), estão realizando ações de vistoria e fiscalização em estabelecimentos comerciais que realizam consertos, manutenção e venda de telefones celulares usados, com o intuito de combater a receptação dos aparelhos.

“Para ilustrar os esforços da polícia, nas cidades de Araçariguama e São Roque, houve uma redução de 22,45% nos casos de roubo nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em Osasco, registrou-se um aumento de 22,02% nas prisões efetuadas no mesmo período. Além disso, na região de Carapicuíba, houve um aumento de 8,96% nas prisões”, reiterou a SSP-SP.

Crimes contra o patrimônio

Os roubos em geral saíram de 4.418 registros no mês de maio em 2022 para 4.319 neste ano, uma queda de 2,2%. Os roubos de carga tiveram sete ocorrências a menos de um ano para o outro, com 159 casos em 2023.

Roubos de veículos caíram 18,5%(Rovena Rosa/Agência Brasil)
Roubos de veículos caíram 18,5%(Rovena Rosa/Agência Brasil)

A maior redução foi nos roubos de veículos, que caíram 18,5%, passando de 1.138 em 2022 para 928 neste ano. Os roubos a banco permaneceram zerados em ambos os anos e os latrocínios aumentaram um caso, passando de um registro para dois.

No acumulado os roubos em geral e de carga continuaram em queda de 1,8% e 12,5%, respectivamente. Os roubos a banco reduziram um caso, passando de um para zero.

“Desde o começo do ano a pasta reforçou o policiamento ostensivo e preventivo no Estado com mais 17 mil policiais militares nas ruas. As investigações e operações também foram intensificadas”, afirmou a SSP-SP.

*A região oeste da Grande São Paulo é formada pelas cidades de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, São Roque, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista

Receba nossas notícias em seu e-mail