Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Especial Carapicuíba: mobilidade, saúde e educação ganham destaque

Logo Giro
dia de são pedro carapicuiba
Carapicuíba ampliou a captação de emendas para a realização de grandes obras (Uelson Henkell/Giro S/A)

Com uma gestão eficiente, Carapicuíba conquistou um grande aporte de recursos que garante a realização de obras em diversos setores

Nesta terça-feira (26), Carapicuíba completa 59 anos de emancipação. Com pouco mais de 34 mil km², a cidade tem mais de 386 mil habitantes, segundo Censo de 2022. Nos últimos anos, muitos são os investimentos para a cidade figure entre os principais municípios do Estado de São Paulo e o resultado tem sido alcançado.

No último levantamento da consultoria Urban System, que aponta as 100 cidades mais inteligentes do Brasil, divulgado em 2023, Carapicuíba aparece entre os principais municípios quando o assunto é: Mobilidade, Segurança e Inovação.

LEIA TAMBÉM: 500 famílias de Carapicuíba e Barueri terão um novo lar

Uma das ações que reforça esse potencial foi a entrega do primeiro trecho do novo sistema Viário Central. A alça superior, sentido rodovia Castello Branco/Alphaville, soma 190 metros, até o viaduto Jorge Julian. Agora, a equipe para a obra da passagem de nível, prolongamento da avenida Deputado Emílio Carlos, sentido Osasco, até o terminal rodoferroviário. Com essa reformulação, a área central da cidade reduzirá em mais de 70% os semáforos, ganhando fluidez no trânsito.

Outra obra importante de mobilidade urbana na cidade é a construção do Viaduto Corredor Oeste. O elevado é parte da ampliação do Corredor de Transporte Metropolitano Itapevi-São Paulo, que liga o terminal municipal até o terminal Luiz Bortolosso, em Osasco, km 21.

Especial Carapicuíba: mobilidade, saúde e educação ganham destaque
Carapicuíba tem recebido diversas obras de infraestrutura (Divulgação/PMC)

Mas a cidade também ampliou investimentos em outros setores. Na Educação, por exemplo, o prefeito Marcos Neves entregou o 5º Centro de Educação, Esporte, Arte e Cultura (CEEAC), desta vez no Paturis. O complexo conta com Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI Ivana Lucia Silveira de Barros), campo de grama sintética, arquibancada, vestiário e um novo acesso viário no local. 

Carapicuíba: novo Parque da Aldeia e pronto-socorro no Planalto 

As áreas de saúde e lazer também estão entre as prioritárias no pacote de intervenções que festeja o aniversário de 59 anos da cidade. No Parque Planalto, a administração constrói o novo pronto-socorro Bruno Covas e conta com 3.566 metros de área construída. O local terá dois consultórios de odontologia, dois de ortopedia, cinco clínicos e mais dois para atendimento pediátrico.

Já para incentivar a prática de atividades esportivas e de lazer, a Prefeitura de Carapicuíba ampliou os investimentos na revitalização dos parques. Um deles é o Parque da Aldeia. Com o final da obra, o local contará com base da Polícia Militar, cercamento completo, pista de caminhada e ciclovia, quadras e pista de skate, deck no lago, áreas para alimentação e estacionamento.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Oeste Metropolitana de São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

YouTube video

Receba nossas notícias em seu e-mail