Na última segunda-feira (12), o estado de São Paulo retornou à Fase Vermelha do programa de retomada da econômica, o Plano SP. Entre as medidas definidas para a etapa, está o retorno das aulas presenciais nas redes municipais, estaduais e particulares. Entretanto, levantamento feito pela reportagem do Giro S/A, das 11 cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste), quatro ainda não possuem previsão de retorno às aulas presenciais: Carapicuíba, Cotia, Jandira e Osasco.
À reportagem, a Prefeitura de Carapicuíba explicou que já possui o planejamento para retorno das aulas presenciais, onde “cumprirá todos os protocolos de segurança, mas a data do retorno das aulas ainda não está definida. Em abril, as aulas continuam de forma online” afirmou a administração municipal.
Já em Cotia, a gestão municipal informou que “a rede municipal de ensino não tem data prevista para retomada das atividades presenciais. A rede privada pode retornar às atividades presenciais de acordo com as regras definidas pelo Governo do estado”.
Em Jandira e Osasco, as cidades aguardam a imunização de profissionais da educação contra a covid-19.
“De acordo com a Secretaria de Educação, ainda não há uma data definida para o retorno das aulas presenciais. Aguardamos a ampliação da imunização dos Profissionais de Educação”, disse em nota a gestão de Jandira.
“Ainda não há uma posição oficial do retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino de Osasco. Havia uma previsão para 15 de abril. Neste primeiro momento, os professores e funcionários da rede municipal de ensino serão vacinados e, na sequência, será feito um retorno gradativo. As redes estadual e privada seguirão as recomendações do Plano São Paulo” explicou a Prefeitura de Osasco, à reportagem.
Confirmadas
Também nesta semana, os municípios de Barueri, Cajamar, Itapevi e Pirapora do Bom Jesus anunciaram o retorno das aulas presenciais em suas redes municipais, estaduais e particulares.
Na próxima segunda-feira (19), a Prefeitura de Pirapora retoma suas atividades escolares presenciais. Já Barueri, Cajamar e Itapevi confirmaram a volta dos estudos presenciais a partir do dia 3 de maio.
Até o fechamento desta reportagem, as secretarias de Comunicação de Araçariguama, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista não responderam com informações solicitadas sobre o retorno das aulas presenciais.