Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Campanha de vacinação mobiliza o país

Logo Giro
Foto: NAILANA THIELY

As Unidades Básicas de Saúde de todas a cidades da região Oeste se mobilizam para entrar na campanha unificada de vacinação contra Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a poliomielite (paralisia infantil) que ocorrerá em todo o Brasil. A ação ocorre por causa do reaparecimento dessas doenças,que já eram consideradas extintas.

A aplicação ocorrerá de 6 a 31 de agosto em todos os postos de saúde. Entre o público prioritário estão crianças de 1 a 4 anos completos, mas adultos que nunca se vacinaram (ou não sabem) também devem tomar. Pessoas maiores de 5 e com até 29 anos deverão tomar duas doses. Adultos de 30 a 49 anos, uma dose. Não devem ser vacinados casos suspeitos de sarampo, gestantes, menores de 6 meses de idade e imunodeprimidos.

O dia D de mobilização nacional será sábado, 18, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos ofertando as vacinas.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, prevenida pela vacina. Pode ser contraída em qualquer idade. Complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, principalmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.

A poliomielite (ou paralisia infantil), é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Médica esclarece dúvidas

Confira algumas dúvidas esclarecidas pela Dra. Atalanta Ruiz Silva, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Giro S/A: Crianças

vacinadas precisam tomar a de sarampo novamente?

Dra. Atalanta: A recomendação é levar a criança ao posto de saúde e se for o caso dela ter o esquema incompleto ou haver dúvida, ela deve ser vacinada (duas doses).

Adultos devem receber a vacina de sarampo?

Quem não sabe se tomou deve ser vacinado. Nos postos há vacina até 29 anos em duas doses com intervalo de 6 meses. De 30 a 49 é preciso se vacinar na rede privada. Adultos acima de 50 anos estão fora do grupo de risco e não precisam ser vacinados.

No caso da polio,a vacina é de gotaou injetável?

Quem já tomou por gotinhasvai continuar assim. Se nunca tomou, será vacinado por seringa. Se a criança até 4 anos não tiver carteira de controle ela será vacinada (injeção) como se fosse a primeira vez.

E a febre amarela?

Todo mundo deve tomar a vacina. É uma doença grave e que não é mais restrita a áreas mapeadas. Nos postos é fracionada, mas absolutamente eficaz. 

Receba nossas notícias em seu e-mail